Continua após publicidade

O que mudar na dieta e nos treinos após os 40 anos

Entenda o que priorizar para otimizar ainda mais a busca por mais saúde

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h34 - Publicado em 19 set 2022, 08h37
dieta e treinos aos 40
 (Yan Krukov/Pexels)
Continua após publicidade

Não é segredo para ninguém que o funcionamento do nosso corpo muda com o passar do tempo. Por isso, faz sentido que nossa dieta e os nossos treinos não sejam os mesmos durante toda a vida, não é mesmo? 

Pensando nisso, montamos um especial de reportagens com dicas de melhores estratégias para diferentes faixas etárias: 20, 30, 40 e 50 anos. Nesta terceira matéria, veja o que priorizar se você estiver na casa dos quarenta: 

QUARENTA E POUCOS: TEMPO DE CUIDAR DO SEU FUTURO

Alguns hábitos serão essenciais para uma vida plena: 

Continua após a publicidade

SUAS NOVAS REGRAS DE TREINO

CONSTRUA MÚSCULOS

Aumentar a massa corporal magra através da construção muscular é uma maneira sustentável de perder peso, se esse for seu objetivo. 

Continua após a publicidade

O problema é que o objetivo fica consideravelmente mais difícil de atingir com o passar da idade. Por isso, não negligencie as sessões de musculação, e tente intensificar os treinos, seja aumentando as cargas ou as repetições.  

AQUEÇA BEM 

Uma diferença fundamental entre os 20 e os 40 anos é que você teve mais tempo para desenvolver os maus hábitos que podem levar a lesões. Sempre passe de 10 a 15 minutos aquecendo, alongando os tecidos tensos e acordando os músculos adormecidos com estímulos.

Continua após a publicidade

PERIMENOPAUSA

Mudanças que começam antes mesmo de a menopausa dar as caras. Você pode sentir fadiga, mau humor e perda de memória graças a um declínio gradual de alguns hormônios, especialmente o estrogênio e a progesterona. Converse com seu ginecologista caso os sintomas deem as caras. 

COMO PERDER PESO AOS 40

Continua após a publicidade

Embora seja verdade que frequentadoras de academia de longa data possam continuar a ficar mais fortes e em forma aos quarenta anos e além, as realidades fisiológicas dão vantagens para o ganho de peso e a perda de massa muscular. 

Isso porque o metabolismo estará mais lento, ou seja, você queima menos calorias do que quando era mais jovem. Mas nada que pequenas mudanças na dieta e nos treinos possam amenizar!

NUTRIENTE PARA PRESTAR ATENÇÃO: FIBRA

Continua após a publicidade

Aumentar a ingestão de fibras é uma ótima maneira de manter a saciedade por mais tempo. Além disso, pesquisas mostram que elas podem reduzir significativamente o risco de câncer de intestino – o terceiro câncer mais comum em homens e mulheres. 

Existem muitas fontes deliciosas do nutriente: frutas vermelhas, manga, pera, couve, abóbora e aspargos, para citar alguns.

CHECK-UP

Fique de olho no seu risco de desenvolver diabetes, não importa o seu IMC. Isso porque cerca de um terço das pessoas com mais de 45 anos são pré-diabéticas, e isso inclui aquelas que têm um peso saudável. 

O pré-diabetes pode ser revertido através de mudanças no estilo de vida, mas é mais difícil se ele evoluir para diabetes tipo 2.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.