Elevação lateral com isometria: aprenda a fazer o exercício e potencialize seus treinos!
Profissional também fala dos benefícios de incluir o exercício em seus treinos!
A elevação lateral é uma das práticas mais eficazes para fortalecer os ombros, trabalhando especialmente os deltoides. Outros músculos envolvidos são o trapézio e o manguito rotador, que desempenham um papel importante na estabilização e no controle do movimento dos ombros. E uma das variações do exercício, que podem potencializar seus treinos é a realizada em isometria.
“A elevação lateral com isometria de ombro é uma variação avançada do exercício tradicional de elevação lateral, usada para intensificar o trabalho dos deltoides, especialmente o deltoide medial (lateral), melhorando controle, resistência e ativação muscular”, explica o estrategista fitness, Kelby Figueiredo.
De acordo com o profissional um dos grandes benefícios da elevação lateral em isometria é o aumento do tempo sob tensão, o que estimula mais a hipertrofia, além de melhorar o controle neuromuscular e resistência dos ombros. “Pode ser usada como intensificador no final do treino de ombro”, destaca o profissional em um vídeo, publicado em seu perfil no Instagram.
Execução da elevação lateral em isometria:
Posição inicial: Fique em pé com halteres em cada mão, braços ao lado do corpo.
Isometria de um lado: Eleve um dos braços até a altura dos ombros e mantenha nessa posição (isometria).
Movimento com o outro braço: Enquanto mantém um braço elevado, execute repetições de elevação lateral com o outro.
Troca: Após 8-12 repetições, troque os braços.
Veja mais no vídeo a seguir:
Para que serve elevação lateral?
A elevação lateral serve para a hipertrofia dos músculos da região dos ombros, entre eles, deltoides, trapézio e infraespinhal. Seus benefícios vão além da estética e incluem:
- Melhora da força funcional;
- Desenvolvimento da estabilidade dos ombros;
- Melhora da postura;
- Alívio de dores no pescoço;
- Prevenção de lesões;
- Proteção da saúde das articulações.
Por ter uma execução simples, a elevação lateral pode ser recomendada até mesmo para iniciantes, desde que feita com a carga adequada e a técnica correta.
Além disso, vale lembrar que existem diversas variações desse exercício, por exemplo, elevação lateral unilateral, elevação lateral sentado, elevação lateral inclinada e elevação lateral com cabos.
“O cuidado mais importante ao realizar esse exercício é não usar cargas muito altas. Ele é um movimento de controle e precisão, não de força bruta. Fazer com muito peso pode causar lesões no ombro. Também é importante não subir os halteres acima da linha dos ombros, manter uma leve inclinação do tronco e deixar o cotovelo levemente flexionado durante o movimento”, orienta Thiago Ortis, especialista em treinamento de força e educador físico na Academia Gaviões.
“O ideal é fazer a elevação lateral de forma lenta e controlada, sentindo o músculo sendo ativado. Se sentir dor ou desconforto na articulação do ombro, interrompa imediatamente e busque orientação de um profissional”, ressalta Ortis.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Treino de glúteos sem cargas: como obter hipertrofia só com peso corporal
Mindfulness e pensamentos negativos: como podemos despertar
O que é o exercício ‘Dead bug’ e como executá-lo
Polichinelo: exercício que parece simples traz diversos benefícios para seu corpo
Desenvolvimento militar vs. desenvolvimento Arnold — qual vale mais a pena?





