Exercícios que ajudam a melhorar o sono: veja quais funcionam
Quer dormir de um jeito mais tranquilo e revigorante? Descubra práticas que oferecem benefícios significativos para as suas noites de sono
Para ter boas noites de descanso, um dos cuidados que mais fazem a diferença é a prática regular de atividades físicas. Os exercícios possuem uma relação direta com a qualidade do sono, contribuindo para que ele seja mais revigorante e profundo.
“O movimento ajuda a equilibrar os hormônios, a regular o ritmo biológico do corpo e a reduzir o estresse e a ansiedade, que são causas comuns de dificuldade para dormir”, explica o Dr. Lindbergh Mendes, médico do esporte.
Para garantir noites mais tranquilas, outras medidas são consideradas fundamentais, entre elas, manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes como magnésio, triptofano e vitaminas do complexo B, desenvolver uma rotina de higiene do sono, criar um ambiente confortável e reduzir a exposição à luz azul no período noturno.
Quando falamos em exercícios que ajudam a melhorar o sono, é necessário destacar que praticamente todas as modalidades trazem benefícios significativos para o descanso, desde que sejam praticadas de maneira regular, consistente e adequada.
A escolha entre as diferentes atividades deve ser feita levando em consideração fatores como preferências pessoais, tempo disponível para se movimentar e nível de condicionamento físico.
“Vale lembrar que é recomendado evitar exercícios intensos nas duas a três horas que antecedem o horário de dormir. Atividades mais vigorosas aumentam a frequência cardíaca, a temperatura corporal e o estado de alerta, o que pode dificultar o início do sono em algumas pessoas”, orienta o médico do esporte.
Exercícios que ajudam a melhorar o sono: veja quais funcionam
- Exercícios aeróbicos
Atividades como caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta podem melhorar a qualidade do sono, aumentando a produção de endorfinas e reduzindo os níveis de estresse. Exercícios aeróbicos regulares podem aumentar o tempo total de sono e reduzir a latência do sono (o tempo necessário para adormecer).
- Exercícios de resistência
Levantamento de peso e exercícios de resistência também podem regular os ritmos circadianos, contribuindo para um sono mais profundo e restaurador.
- Exercícios de relaxamento
Yoga, alongamento e meditação são excelentes para relaxar o corpo e a mente, preparando você para uma noite de sono tranquila. Essas atividades ajudam a reduzir a tensão muscular e a ansiedade, fatores que podem interferir no sono.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





