Boa Forma Experimenta: futebol feminino

Através do Gympass, nossa editora testa diferentes aulas para contar tudo para você

Por Larissa Serpa Atualizado em 5 out 2021, 13h05 - Publicado em 5 out 2021, 13h04

Futebol está muito longe de ser esporte de menino — e a rainha Marta está aí para mostrar — mas, em razão do time masculino receber muito mais patrocínio e espaço na TV, as meninas muitas vezes acabam ficando sem incentivo para praticar a modalidade.

Mas “não se pode sufocar um talento por causa de uma hipocrisia da sociedade”, como comentou Beatriz Zaneratto, atacante da Seleção Brasileira, à Boa Forma.

É claro, eu estou bem longe do nível de talento da Beatriz — anos-luz distante — mas também não quis me deixar por esse tratamento diferenciado e resolvi experimentar uma aula de futebol feminino para contar para vocês!

BENEFÍCIOS DO FUTEBOL

Primeiramente — e para inspirar mais mulheres a jogar –, vamos falar sobre as vantagens desse esporte?

1. Ajuda a emagrecer

Bom, não é surpresa que toda aquela corrida leve a uma perda de peso. O corpo inteiro precisa trabalhar em conjunto e isso leva a um gasto de, em média, 250 calorias a cada 30 minutos.

Além disto, o futebol acelera o metabolismo, o que faz a queima durar por muitas horas após o jogo.

2. Aumenta a massa muscular

Diversos grupos de músculos são recrutados, em especial os inferiores e o abdômen, o que causa aumento da massa magra, deixando os músculos mais firmes e, no caso das pernas e bumbum, consideravelmente maiores.

3. Menos pressão alta

É um excelente método para ajudar no controle da pressão arterial, melhorando o funcionamento do coração, da circulação e fluxo sanguíneo.

Desta forma, ele previne doenças causadas pela pressão alta, como AVC ou infarto.

4. Ossos fortes

O estímulo intenso diminui a perda de cálcio dos ossos, os fortalecendo e prevenindo a osteoporose.

5. Previne o Alzheimer

A prática exige o pensamento mais rápido e estratégico, desenvolvendo a concentração, atenção e raciocínio e diminuindo as chances de desenvolver doenças cerebrais e demências.

Continua após a publicidade

BOA FORMA EXPERIMENTA: FUTEBOL FEMININO

futebol feminino
./Getty Images

Eu fui treinar com as meninas do Donas da Bola, um grupo voltado exclusivamente para mulheres que querem treinar futebol.

A princípio, é bem intimidador ver aquelas mulheres todas jogando tão bem mas logo que cheguei fui super bem acolhida. Tinham mulheres de todas as idades e níveis e as mais experientes foram super encorajadoras às menos.

AQUECIMENTO

O treino começa com um aquecimento, que inclui treino de passada de bola, chute ao gol e corrida. E se você pensa que é simples apenas dar um toque na bola para passar a sua parceira, pense de novo. Existe toda uma técnica e modo de posicionar o pé para direcionar a bola para onde você quer e com a intensidade que você quer. Mas o professor está lá para orientar sobre tudo isso.

São 20 minutos que parecem muito mais se levar em consideração o trabalho corporal e muito menos se levar em consideração a diversão. Ao final, você sente que trabalhou o corpo mas sem perceber o tempo que passou.

JOGO

Chega então a hora do jogo. A divisão dos times é feita de forma prática, para deixar os dois lados bem nivelados, o professor divide as iniciantes e as experientes por igual — não precisa se preocupar com aquela situação constrangedora de ser a última escolhida.

Eu fiquei na posição de defesa, já que não me senti segura para atacar. Deixei passar algumas bolas, é verdade, mas também peguei algumas — e todas as meninas torciam e parabenizavam muito quando isso acontecia, para incentivar. Mesmo nas que perdi, eu era aplaudida, pois “valeu a tentativa”.

IMPRESSÕES FINAIS

No geral, o que eu posso afirmar é que o sentimento de sororidade, de apoio à próxima, é o que mais prevalece, deixando uma sensação ótima de acolhimento. E claro, o exercício físico conta — e muito.

Por mais que você não sinta aquele esforço no momento, por conta da adrenalina, no dia seguinte, vem aquele lembrete das suas pernas — em forma de dor muscular pós-treino. Sinal de que o esforço trabalhou bem as fibras musculares e no lugar que mais me interessa desenvolver: pernas e bumbum!

Essa aula foi feita através do Gympass, benefício que permite você praticar diferentes modalidades em diversas academias pagando apenas uma mensalidade.

.

Continua após a publicidade
Publicidade