3 motivos para você malhar a lombar

No seu treino, não faltam exercícios para bumbum e abdômen, não é mesmo? Mas saiba que é importante fortalecer também a lombar para ter equilíbrio na musculatura do core

Por Daniela Bernardi - Atualizado em 28 out 2016, 01h18 - Publicado em 14 jul 2015, 17h17

No seu treino, não faltam exercícios para glúteos e abdômen, certo? Agora, pense em quantas vezes você já malhou a lombar. Hummm, poucas. Quando bate uma preguiça ou a pressa de terminar o treino para correr para o trabalho, é justamente esse exercício que a gente pula. “As mulheres querem um bumbum arrebitado e uma barriga sequinha, mas é importante fortalecer as três regiões para ter equilíbrio na musculatura do core”, diz Brunno Elias, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, de Campo Grande. Na próxima ida à academia, lembre-se desses motivos para não jogar a toalha antes de terminar os exercícios de lombar.

Evita lesões

O core é recrutado em quase todos os movimentos que fazemos no dia a dia. “Ele ajuda a dar sustentação à coluna e melhora a postura”, diz Elias. Se um dos músculos da região estiver fraco, o corpo sobrecarrega outro membro, como ombros e joelhos. “A longo prazo, esse desequilíbrio pode provocar dor e lesões, inclusive hiperlordose.”

Potencializa o treino

Um tronco forte otimiza a energia usada durante as atividades físicas. “Você consegue manter o movimento correto de uma forma mais econômica, já que o core é o núcleo para a produção de força dos membros.” A lombar fortalecida pode ajudar a aumentar o ritmo da corrida ou potencializar o ataque no vôlei.

É mais sexy

Um estudo americano mostrou que os homens preferem uma curvatura da lombar a 45° porque sinaliza um corpo preparado para a gravidez. Mesmo que esse não seja o seu objetivo, saiba que fortalecer a área deixa os músculos mais marcados e o quadril mais desenhado.

Hora de malhar

Apoie a barriga sobre uma bola suíça e encoste os pés na parede. Erga o tronco, levando a cabeça em direção ao teto, como se fosse um abdominal ao contrário. Ou, se preferir, faça uma prancha ventral entre 10 segundos e 2 minutos.

Continua após a publicidade
Publicidade