8 alimentos que turbinam o seu treino de corrida

O que você come antes e depois da corrida faz toda a diferença no seu desempenho

Por Beatriz Souza (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h23 - Publicado em 24 jul 2016, 14h30
Tara Moore/Getty Images
Tara Moore/Getty Images (/)
Continua após publicidade

As nutricionistas Hannah Médici e Dafne Oliveira, ambas de São Paulo, mostram as melhores opções de alimentos para turbinar o seu treino de corrida:

1. LEGUMINOSAS
Na sua lista de compras, devem estar feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha. O motivo: eles são ótimas fontes de aminoácidos essenciais, de ferro e de zinco – nutrientes que evitam a perda de massa muscular após longos percursos. Opte pelos grãos cozidos nas principais refeições ou como patês para os lanches.

2. ACEROLA
A vitamina C nos protege contra infecções das vias aéreas, problema comum entre corredores, e favorece o funcionamento do sistema imunológico, que fica mais vulnerável com o aumento do volume de treinos.
 

3. AÇAÍ
Assim como outras berries, esse fruto brasileiro é fonte de antocianinas e minerais (manganês, cálcio e magnésio) com ação antioxidante – tchau, dor do dia seguinte! – e de ômega-9, uma gordura saudável que melhora a saúde cardiovascular. Prefira a polpa do açaí, que possui 59 calorias e fica uma delícia quando batida com água e banana.

4. MACA PERUANA
No pré-treino, os carboidratos e os fitoquímicos garantem mais energia e o ferro dá um boost no desempenho. Já depois, os aminoácidos facilitam a recuperação muscular. Aproveite a farinha no seu lanche (batida em sucos ou polvilhada em frutas).

Continua após a publicidade

5. OVO
O recheio queridinho da sua tapioca é rico em vitamina A – importante para a formação de energia a partir de aminoácidos – e botina, reguladora das taxas de açúcar no sangue. Já a vitamina D presente no ovo tem papel fundamental na qualidade óssea e na recuperação muscular.

6. AÇAFRÃO
A curcumina reduz o acúmulo de radicais livres gerados em treinos muito longos, assim como a dor tardia e a inflamação nas articulações. Após a atividade, acrescente um pouco do tempero no final do preparo de pratos quentes ou, se preferir, coloque em sucos funcionais.

7. CACAU
Ótima notícia para as apaixonadas por chocolate: enquanto os flavonoides agem na dilatação dos vasos (bônus para a performance e a recuperação dos tecidos), o triptofano dá uma mãozinha na sua ansiedade antes da prova. Misture o cacau com frutas (como a banana), em shakes ou em mingaus.

8. CHÁ-VERDE
Com efeito estimulante, a cafeína acelera o metabolismo, turbinando tanto o desempenho quanto a queima de gordura. Já as catequinas têm efeito antioxidante, o que controla as taxas de colesterol e de glicemia e acelera a recuperação muscular após o treino. Beba uma xícara antes e outra depois do exercício e prefira a erva natural preparada na infusão (e não no sachê).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.