Continua após publicidade
Abdômen de pedra com a prancha na bola
Usar a medicine ball como apoio no lugar dos antebraços no chão acrescenta intensidade e, portanto, eficiência ao exercício.
Foto: Luciana Cristhovam
Que a prancha é um exercício completo – recruta todas as partes da musculatura do abdômen, além de glúteos, para manter o corpo no alinhamento certo – a gente já sabe. Quando você usa a medicine ball como apoio no lugar dos antebraços no chão, acrescenta intensidade e, portanto, eficiência ao movimento. Isso porque a bola provoca instabilidade, exigindo mais dos músculos envolvidos na estabilização da coluna. “Outra vantagem é que aqui você deixa os braços mais perto do corpo, o que aumenta o trabalho do tríceps em omparação com a prancha tradicional”, fala o professor de educação física Paulo Leite, da academia Bio Ritmo, em São Paulo.
Como fazer
Em posição de prancha, com a ponta dos pés apoiada no chão e as mãos sobre uma medicine ball (ou segurando nas alças laterais) e os cotovelos próximos ao tronco. O corpo deve formar uma linha diagonal da cabeça aos tornozelos. Mantenha a posição por 30 segundos.