As sete melhores praias brasileiras para surfar

Gosta do esporte? Aproveite os roteiros nacionais com as melhores ondas para você curtir ao máximo

Por Maria Lúcia Zanutto Atualizado em 28 out 2016, 00h41 - Publicado em 4 mar 2016, 15h10

O litoral brasileiro pode ser considerado uma escola do surfe. Não é à toa que os atletas brasileiros são responsáveis pela expressão “Brazilian Storm” – tempestade brasileira, que faz referência ao sucesso dos nossos esportistas nas competições pelo mundo. Os consultores da Stella Barros listaram as cinco praias ideais país para os praticantes do esporte – ou quem deseja se arriscar na modalidade. Com grandes ondas e tubos, os endereços de norte a sul são ótimas opções para quem deseja se inspirar nos campeões brasileiros.

1. Cacimba do Padre (Fernando de Noronha)
A praia, localizada no arquipélago pernambucano, é considerada o Havaí brasileiro e tem mar com tubos rápidos. Para os amantes do esporte, os consultores indicam que a temporada vai de dezembro até abril.

2. Praia Brava, dos Ingleses e do Rosa (Florianópolis)
Florianópolis, em Santa Catarina, possui praias excelentes para a prática de surfe. Na Brava, as ondas chegam a até dois metros e meio de altura. Os ventos, que influenciam na formação da onda, vão de noroeste a sudoeste. A dos Ingleses, localizada no norte da ilha, tem ondas mais calmas e propícias para os iniciantes. O destaque fica mesmo para a praia do Rosa, com ondas que chegam a até 3 metros. Descoberta pelos surfistas hippies da década de 70, a praia de ondas constantes é palco de campeonatos o ano inteiro.

3. Praia do Forte (Bahia)
O local é um dos pontos mais procurados pelos surfistas. Suas ondas, formadas pela quebra no fundo de coral do mar, são reconhecidas mundialmente. Os consultores indicam que o melhor horário para surfar é na maré baixa.

4. Praia Havaizinho (Bahia)
O estado baiano possui outra praia que pode render boas manobras no mar. Havaizinho tem muita riqueza natural com toda a sua extensão repleta de coqueiros e recifes. As ondas são fortes e formadas em misturas de Groundswells, resultado dos ventos na superfície do oceano distantes da costa, e Windswells, ondas que resultam do vento próximo à praia.

5. Praia Maracaípe (Pernambuco)
Conhecida também como “Maraca” pelos pernambucanos, é uma praia que sedia diversos campeonatos de surfe nacionais e internacionais. Com as melhores ondas de Pernambuco, o local atrai um público jovem que gosta de praticar o esporte. As águas claras e fortes são o convite para qualquer amante da prática do surfe.  

Continua após a publicidade
Publicidade