Conheça a estratégia destas pessoas quando não conseguem ir à academia. Você também pode fazer!

Não é preciso passar horas e horas na academia. Com este micro treino, de poucos minutos, você consegue bons resultados em pouco tempo

Por Redação Boa Forma Atualizado em 27 out 2016, 23h18 - Publicado em 19 abr 2016, 16h32

Quando o assunto é malhação, a correria do dia a dia realmente pode ser nossa inimiga. Exatamente por isso que muitas pessoas estão apostando em treinos curtos – de poucos minutos – e com muita intensidade. O HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), nome dado ao método, é perfeito para quem tem pouco tempo e quer uma atividade diferenciada para emagrecer, definir os músculos e melhorar o condicionamento.

É o caso do americano Mark Ewell, que aproveitou o atraso de um voo para correr 15 minutinhos no saguão do aeroporto. Exagero? Não, estilo de vida. Desde que descobriu os micros treinos, ele aproveita ao máximo os tempos que tem de sobre para colocar em prática alguns exercícios. Assim, ele não precisa se preocupar em ir à academia no fim do dia. Afinal, as calorias foram queimadas durante as 50 flexões que ele fez na hora do almoço, na corrida até o trabalho ou depois de subir a escada de casa 10 vezes em alta velocidade. “Tudo é uma questão de evitar as desculpas”, disse em entrevista ao jornal The Wall Street Journal.

Desfrutar dos minutinhos extras já se tornou uma tendência fitness nos Estados Unidos e, em pouco tempo, vai conquistar outros malhadores de carteirinha. E o motivo é muito simples: se você perder o treino do dia, pode aproveitar para subir as escadas do prédio ou buscar o filho na escola a pé. Viu como é fácil?

A dona de casa Ann Kierl, de Oklahoma, corre meias-maratonas. Ela usa aplicativos de smartphones para fazer exercícios de força como a prancha isométrica, para complementar o seu treino aeróbico de condicionamento. “Às vezes, enquanto eu espero o computador ligar, abro o aplicativo e faço o desafio de agachamento”, diz. Para a mãe de quatro filhos, a série oferecida pelo gadget é o único treino possível em alguns dias atarefados.

Se você acha que apenas 5 ou 10 minutinhos se exercitando não são eficientes, a jovem Krista Stryker, de são Francisco, afirma que um dos seus aplicativos favoritos foi desenvolvido para dar resultado. O app que ela utiliza contém cerca de 200 treinos com atividades como flexões, pular corda e suspensão na barra fixa. “É engraçado porque, geralmente, os homens duvidam da eficácia de um plano de 12 minutos e apenas 6 minutos após o início eles já estão mortos”, conta.  

Quer aumentar a sua produtividade? O HIIT ajuda. O executivo Brian Mazza, de Nova Iorque, joga futebol e malha com frequência. Mas, há algum tempo, ele estava se sentindo meio cansado pela manhã. A solução foi incluir uma sequência de exercícios simples, como pranchas e agachamentos, de 15 minutos na rotina. O hábito, segundo ele, deu uma verdadeira sacudida no período e ainda o ajudou a controlar o consumo de café.

Por isso, se você ainda não conseguiu colocar a malhação no dia a dia, os treinos curtos podem ser uma boa opção. Vale trabalhar sentada na bola – se o seu ambiente de trabalho permitir, claro -, ir para o trabalho de bike, optar pela escada no lugar do elevador, brincar de corrida com o seu filho… As possibilidades são inúmeras. Inclusive, se você estiver sem ideia, BOA FORMA tem ótimos treinos rápidos:  

Continua após a publicidade
Publicidade