Evite lesões ao praticar exercícios na praia
Siga algumas dicas e pratique exercícios na areia sem se preocupar com lesões ou outros problemas de saúde
Correr, andar, dançar e fazer esportes na praia é a cara do verão, mas pede cuidados para não prejudicar seu rendimento e sua saúde. Veja por quê:
· O horário certo: a regra é a mesma para quem vai curtir um dia de praia, ou seja, se exercitar antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde, quando o sol é menos intenso. Você protege a pele e evita o suor excessivo.
· Com tênis ou sem? “Não há consenso, mas vale saber que, na areia fofa, o calçado vira um fator de instabilidade, que pode desequilibrar a pisada e causar lesão”, fala o professor Wallace Rocha, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro. Na areia dura, ele é opcional.
· Hidratação obrigatória: beba um copo de água (ou água de coco) a cada 20 minutos de exercício. “Quanto mais quente, mais rápida é a perda de líquido e maior é a necessidade de reposição”, avisa Wallace.
· Filtro solar ideal: é aquele com fator de proteção acima de 30 e textura mais densa, que resiste à transpiração. Reaplique sempre depois de suar demais ou de entrar no mar.