ViPR: o treino que queima 500 calorias em 30 minutos

Movimentos dinâmicos com o cilindro de peso ajudam a desenhar o core, definir as pernas e fortalecer os braços

Por Daniela Bernardi - Atualizado em 28 out 2016, 16h46 - Publicado em 11 ago 2015, 17h23

O que você tem a ver com uma criança que mora numa fazenda nos EUA? Aparentemente nada. Mas não foi o que o educador físico Michol Dalcour achou. Observando a molecada, ele desenvolveu um programa de treino inovador, que reproduz os movimentos naturais que costumávamos fazer na infância com um cilindro pesado de borracha nas mãos. Esse é o ViPR (se pronuncia “vaiper”), que acaba de chegar ao Brasil pela Academia Bio Ritmo.

O ideal é incluir o treino dentro da sua rotina fitness para aperfeiçoar agilidade, força e coordenação. “Combinamos agachamentos, torções de tronco e saltos com elevações e puxadas do ViPR. Assim, conseguimos envolver todas as articulações e músculos do corpo ao longo da aula”, diz a professora da modalidade Letícia Klimas.

BOA FORMA testou o primeiro treino no Brasil (veja o vídeo abaixo) e confessa: não é moleza! O principal desafio é manter a coordenação afiada ao mesmo tempo em que recrutamos a força de braços e pernas para mover o cilindro (que pode ter 4 kg, 6 kg, 8kg e 10 kg) pra cima e pra baixo repetidas vezes. Ok, também precisamos ter muito fôlego!

“Em 30 minutos, queimamos em média até 500 calorias”, garante Letícia, que recomenda o treino em dias intercalados aos de hipertrofia. “O ViPR é um complemento para quem pratica corrida, ioga ou faz musculação.” A vantagem é que as sequências de movimentos funcionais podem ser adaptadas ao nível do aluno, que pode optar por fazer um agachamento com menos amplitude ou uma elevação do cilindro mais devagar, por exemplo.

 

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Suamos a camisa (e o top, o short, as meias…) com ViPR, o novo treino da @bioritmo_oficial. Baseada em movimentos funcionais, a aula trabalha muita coordenação, força e agilidade – e tudo sem largar esse cilindro, que pesa de 4 a 12 kg. São quase 500 calorias em 30 minutos (e todos os músculos saem bombando!). Ps.: vê lá no site a matéria completa sobre a novidade!

A post shared by BOA FORMA (@boaforma) on

 

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

 

Continua após a publicidade
Publicidade