5 exercícios estáticos para fortalecer seu core de forma eficaz
Confira a importância em manter essa região do corpo bem trabalhada e movimentos isométricos para fazer

Composto por 29 músculos superficiais e profundos, o core é uma região que precisa ser fortalecida para garantir a estabilidade lombo–pélvica.
De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, este é exatamente o local do corpo onde o centro de gravidade é localizado, ou seja, é onde todos os movimentos são iniciados.
“Esses músculos, particularmente os internos do tronco – além do transverso do abdome, multífido e rotatores da região lombar –, foram identificados como sendo absolutamente essenciais na própria função e no controle da região lombar, possuindo, portanto, uma importante participação na estabilização da coluna”, ele explica.
Além disso, esse grupo muscular é o responsável por desenvolver potência, manter o equilíbrio e aprimorar a coordenação durante os movimentos. Com isso, seus objetivos vão da melhora do desempenho à redução do risco de lesões.
“A falta de força no core faz com que as pessoas tenham menos autocontrole dos movimentos, fazendo com que ocorram compensações em estruturas indesejadas”, conta o Bruno Silva, treinador da Smart Fit.
5 exercícios estáticos para fortalecer o core
Diante da importância do fortalecimento do core, confira alguns exercícios estáticos que podem ser adicionados à sua rotina de treinos.
1Abdominal canoa
Superman
3Prancha isométrica
4Ponte isométrica
Pose do guerreiro III