Qual a frequência cardíaca ideal para queimar calorias?

Descubra como calcular sua Zona de Frequência Cardíaca de Queima de Gordura

Por Larissa Serpa Atualizado em 19 abr 2022, 10h32 - Publicado em 19 abr 2022, 10h10

Para a maioria das pessoas, o coração bate entre 60 e 100 vezes por minuto em repouso. Mas essa frequência aumenta durante o exercício. E é quando você se exercita dentro da Zona de Frequência Cardíaca de Queima que seu corpo aproveita as reservas de gordura para obter energia — em vez de usar açúcares e carboidratos básicos.

QUAL A FREQUÊNCIA CARDÍACA DE QUEIMA DE GORDURA?

Sua frequência cardíaca de queima de gordura está em cerca de 70% da sua frequência cardíaca máxima, como mostram pesquisas.

Mas como descobrir isso? A gente explica a conta:

Para determinar sua frequência cardíaca máxima, faça a subtração: 220 – (sua idade).

Por exemplo, a frequência cardíaca máxima de uma mulher de 35 anos é 220 menos 35 – ou 185 batimentos por minuto.

Agora multiplique o número obtido por 0.7 (para descobrir os 70%).

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Ou seja, a frequência cardíaca de queima de gordura dessa mulher de 35 anos é 129,5. É quando o coração dela bate 129 ou 130 vezes por minuto que ela está na zona de queima de gordura.

COMO MEDIR A FREQUÊNCIA CARDÍACA

Atualmente, há uma variedade de ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a medir sua frequência cardíaca durante o exercício e ver se você está no número correspondente à sua zona de queima:

  • Acompanhamento tradicional

A maneira mais simples de medir sua frequência cardíaca é usar os dedos para rastrear seu pulso. Você primeiro precisará parar de se exercitar e colocar o dedo sobre um ponto de pulso no pescoço, pulso ou peito. Conte seus batimentos cardíacos por 60 segundos (ou por 30 segundos e multiplique o número de batimentos por dois). O número que você recebe é a sua frequência cardíaca.

  • Monitor de pulso

Os monitores de frequência cardíaca de pulseira tornaram-se populares nos últimos anos porque se prendem ao corpo como um relógio normal.

A vantagem sobre o rastreamento tradicional é que sua frequência cardíaca é monitorada continuamente e não há necessidade de interromper a atividade para registrá-la.

  • Monitor de cinta peitoral

Os monitores de frequência cardíaca com cinta peitoral prendem-se à volta do peito e registam a sua frequência cardíaca durante o exercício.

Você pode usar monitores de cinta torácica durante a maioria das atividades, incluindo natação.

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