Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

HIIT: o que é, para quem funciona e quando ele pode não ser a melhor opção

Profissionais explicam seus benefícios para o corpo, principalmente para quem está em processo de emagrecimento

Por Maraísa Bueno
9 fev 2026, 16h00 •
HIIT
Profissionais explicam como o HIIT pode ser um grande aliado no processo de emagrecimento (Drazen Zigic/Divulgação)
Continua após publicidade
  • HIIT é uma sigla para simplificar o nome High-Intensity Interval Training, traduzindo para o português, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. “O Hiit é considerado um treinamento cardiorrespiratório também, assim como o aeróbico, mas com uma proposta/formato diferente”, explica a profissional de Educação Física e Saúde, Priscila Lannez.

    O exercício intercala períodos curtos de esforço intenso, com momentos de descanso ou esforço leve durante a sessão de treinamento, dentro de um período curto de tempo. “Em resumo, a proposta do HIIT é entregar seu melhor/máximo em picos curtos de tempo. E diferente do cardio tradicional que trabalha em mais zonas aeróbicas, o hiit a prioridade é a zona anaeróbica”, destaca Priscila. 

    “O HIIT pode ser mais desgastante para iniciantes. Ele exige maior recuperação e deve ser bem prescrito. Importante fazer uma avaliação física com um profissional antes de começar, até mesmo para ser adaptado de acordo com suas necessidades e individualidade”, pontua a profissional.

    Por que o treino HIIT é a melhor tática para emagrecimento

    “Trabalhar em algum treinamento HIIT, o famoso treino intervalado de alta intensidade, também pode ser importante para ativar seu metabolismo para queimar mais gordura. Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade (mas sempre na maior frequência que você aguentar) queima tantas calorias quanto uma hora de corrida”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

    HIIT é bom para hipertrofia muscular?

    Continua após a publicidade

    Mas a diferença está no que acontece quando você para de se exercitar. Como o HIIT acelera o metabolismo, você continua queimando calorias mesmo depois do treino. “Diferente de uma corrida na esteira na mesma intensidade, o treino HIIT possibilita usar a frequência cardíaca máxima, com períodos de recuperação, para queimar gordura por um período prolongado, permitindo queimar calorias por até 48 horas pós-treino”, explica a Dra. Marcella.

    Benefícios do HIIT

    O HIIT é perfeito para quem tem pouco tempo e quer uma atividade diferenciada para emagrecer, definir os músculos e melhorar o condicionamento. “Além de rápidos, os estímulos são de forte intensidade. Com isso, o HIIT provoca a diminuição da necessidade de oxigênio para o sistema aeróbio, acelerando o metabolismo por até duas horas após o término da aula. É uma excelente opção para ganhar massa musculare diminuir o percentual de gordura”, explica André Trombini, personal trainer da academia Bodytech, de São Paulo.

    A prática ainda pode ser feita por iniciantes, intermediárias e avançadas. “Cada uma segue o seu ritmo, cumprindo as séries por tempo ou por repetições. O que importa é não parar.

    O que é o efeito EPOC na musculação?

    Vale lembrar que, devido à sua alta insentidade, o HIIT pode ser um desafio a mais para pessoas com condições crônicas que afetam a reistência, como obesidade e tabagismo. Consulte um médico antes de começar para saber se há contraindicações para o seu caso.

    Continua após a publicidade

    HIIT ou Cardio: qual método é mais eficiente para queimar gordura?

    A profissional de Educação Física e Saúde, Priscila Lannez. afirma que ambos vão promover queima de gordura, mas tudo vai depender da duração e da intensidade do treino. “Além disso, os dois promovem o que chamamos de efeito EPOC no pós treino, ou seja, nosso metabolismo se mantém acelerado e favorece a queima de gordura nas horas seguintes ao exercício”. 

    Mas em menos tempo, o HIIT tende a queimar mais calorias totais e gerar maior mobilização de gordura corporal. E também tem um efeito EPOC mais duradouro.  

    “Já atividade aeróbica pode também queimar mais calorias durante a sessão (caso seja prolongada), pois podemos aguentar o esforço moderado por mais tempo.  Ou seja: o HIIT é mais eficiente em menos tempo, mas o cardio contínuo ainda tem seu valor, especialmente quando feito por períodos mais longos”, explica a profissional de educação física e saúde.

    Além disso, outros fatores da rotina podem dizer qual será melhor! “Por exemplo, se você tem pouco tempo para o cardio, o Hiit vai atender melhor. Se você ainda não tem tanta tolerância e capacidade a esforços máximos, é melhor optar em se manter constante por mais tempo”, diz Priscila.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
    no nosso canal no WhatsApp

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.