Musculação é importante em todas as fases da vida, revelam estudos
Prática traz benefícios para todas as idades!

A musculação não é uma atividade apenas para quem deseja ganho de massa muscular (hipertrofia) ou para quem procura por fortalecimento. Pesquisas mostram que há diversos outros fatores que fazem dessa prática algo ideal para todas as fases da vida.
Mas crianças também podem praticar musculação? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a musculação, ou treinamento resistido, pode ser praticada por adolescentes e até crianças que ainda não entraram na puberdade, desde que sejam tomadas todas as precauções necessárias. Veja mais na matéria “Musculação: a partir de qual idade é seguro para crianças e adolescentes?”
Por isso, Boa Forma listou os motivos dos quais a musculação é importante desde a infância até a terceira idade:
Infância e adolescência
De acordo com o estudo “Youth resistance training: updated position statement paper from the National Strength and Conditioning Association.”, publicado em 2009, a musculação traz benefícios e é seguro para crianças e adolescentes, dentro de uma supervisão adequada feita por um profissional.
Além disso, o estudo revelou os principais benefícios, que são:
- melhoria da saúde óssea
- prevenção de fraturas no futuro
- melhoria no desempenho esportivo e composição corporal
- desenvolvimento de força muscular e coordenação de forma saudável
Adultos
O estudo “Evidence for resistance training as a treatment therapy in obesity.”, de 2011, destaca a musculação não apenas para o controle de peso, mas também na melhoria da sensibilidade à insulina.
Outros benefícios são:
- aumento de massa magra
- controle de glicemia
- prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2
- redução da gordura corporal
- melhora na saúde mental e bem-estar
Terceira idade
No estudo, publicado em 2010, “Resistance exercise for muscular strength in older adults: a meta-analysis.”, mostra que a musculação ajuda na força muscular em idosos.
E os benefícios não param por aí:
- reduz o risco de fraturas e também de quedas, pois ajuda no equilíbrio corporal
- melhora a mobilidade
- traz benefícios cognitivos que estão associados ao treino de força
Veja também mais 5 benefícios da musculação que vão além da hipertrofia:
1Longevidade: a musculação está associada ao aumento da expectativa de vida e também melhora na qualidade de vida.
É o que diz o estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, onde 150 mil pessoas foram acompanhadas e as que combinavam cardio com musculação tinha 47% menos chances de mortalidade por qualquer causa (menos câncer), ao longo de nove anos.
Saúde do cérebro: de acordo com um estudo realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a musculação ajuda na proteção do cérebro em idosos contra demência.
A publicação foi feita na revista Gero Sciense, onde 44 pessoas com uma condição clínica intermediária entre o envelhecimento normal e a doença de Alzheimer, participaram resultou uma melhora no desempenho da memória como também a alterar a anatomia cerebral, após realizarem treinos de força com uma determinada frequência.
3Ajuda na saúde da mente : uma revisão divulgada pela revista Psychiatry Research, em que analisou 200 artigos, concluiu que a musculação colabora com a prevenção de sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, a prática frequente melhora a autoestima, a confiança e a sensação de estar integrado na sociedade.
4Coração e metabolismo : a prática de musculação, segundo estudos, reduz a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol, além de aumentar a sensibilidade à insulina, o que contribui para a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade.
5Previne doenças e fortalece ossos: um estudo da Universidade de Harvard mostrou que mulheres que praticaram musculação tiveram um aumento significativo na densidade óssea. E a prática de musculação também está ligada ao fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como osteoporose.
E tem mais: ao fortalecer o músculo, você está protegendo as articulações, o que melhora a estabilidade e reduz o risco de lesões.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.