Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Musculação no verão: saiba como adaptar o seu treino

Saiba as orientações mais importantes se exercitar no calor sem colocar sua saúde em risco

Por Juliany Rodrigues
5 fev 2026, 22h00 •
Musculação no verão saiba como adaptar o seu treino
Musculação no verão: saiba como adaptar o seu treino | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Durante os dias mais quentes do ano, muitas pessoas sentem um “boost” de disposição e motivação para se movimentar — o que é maravilhoso quando vem acompanhado de alguns cuidados essenciais e do respeito aos limites do corpo.

    Para manter a temperatura interna estável, o organismo aumenta o fluxo de sangue para a pele, o que diminui a quantidade disponível para os músculos.

    Isso eleva a frequência cardíaca, acelera a perda de líquidos pelo suor e reduz a capacidade de sustentar cargas elevadas por longos períodos.

    “O corpo precisa conciliar o resfriamento com o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos músculos. Isso aumenta o custo fisiológico do exercício e antecipa a fadiga”, explica o treinador físico Lucas Florêncio, da Smart Fit.

    De acordo com Florêncio, no calor, o uso dos estoques de carboidratos acontece de forma mais rápida, o que colabora para a queda de rendimento durante o treino.

    Consequentemente, ocorre um crescimento considerável no risco de problemas como desidratação, tontura e mal-estar durante a prática de exercícios físicos.

    Continua após a publicidade

    Diante desse cenário, no verão, é fundamental redobrar a atenção em certos aspectos da rotina de treinos.

    A seguir, o treinador revela as dicas mais importantes para adaptar a musculação para os momentos em que os termômetros disparam.

    Musculação no verão: saiba como adaptar o seu treino

    Para manter a segurança durante os treinos no verão, uma das principais recomendações é ajustar o estímulo dado ao corpo — que já está lidando com uma sobrecarga térmica maior.

    “A mesma carga e o mesmo volume que funcionam em temperaturas amenas podem se tornar excessivos no calor, porque a percepção de esforço aumenta”, diz Lucas.

    Continua após a publicidade

    Além disso, durante os dias mais quentes, pode ser uma boa ideia ampliar os intervalos de descanso. Pausas maiores entre as séries ajudam a reduzir a frequência cardíaca e facilitam a dissipação do calor.

    Também vale “enxugar” pontualmente o volume total do treino, com menos séries, mantendo a carga sempre que possível. Essa medida pode fazer toda a diferença para preservar a intensidade do exercício sem comprometer o sistema cardiovascular.

    O aumento da transpiração é outro ponto que você deve ficar de olho durante os treinos no verão. Quando o dia está quente, a perda de líquidos e eletrólitos, como sódio e potássio, é intensificada, o que pode favorecer câimbras, tontura e fadiga precoce.

    Nessa situação, a hidratação adequada se faz ainda mais importante. O ideal é que ela comece antes do treino, continue durante a atividade e seja reforçada após o térmico.

    Continua após a publicidade

    Para sessões mais longas ou treinos em ambientes muito quentes, pode ser necessário realizar uma reposição de eletrólitos, com bebidas isotônicas ou soluções específicas.

    Sintomas como visão turva, dor de cabeça forte, calafrios, confusão mental e tontura não devem ser ignorados. “Treinar no calor exige mais atenção aos sinais do corpo. Persistir apesar do mal-estar aumenta o risco de problemas mais graves”, alerta o treinador.

    Suar não significa que você está queimando gordura

    O suor é apenas um mecanismo de resfriamento do corpo e não está relacionado à quantidade de gordura queimada durante a prática de atividade física.

    Portanto, fique longe de estratégias para “suar mais” e “emagrecer rápido”, como usar agasalhos durante o exercício ou se movimentar em locais sem ventilação. Elas, na verdade, colocam a sua saúde ainda mais em perigo, aumentando o risco de desidratação, tontura e mal-estar.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.