Tríceps: Descubra as 3 partes e os exercícios ideais para potencializar cada uma

Entenda qual é a função de cada porção e qual movimento é mais funcional para cada caso

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 11 abr 2025, 08h11 - Publicado em 10 abr 2025, 20h00
Confira quais são as partes do tríceps e como exercitar cada uma delas
Confira quais são as partes do tríceps e como exercitar cada uma delas (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O tríceps, também chamado de tríceps braquial, é um músculo localizado na parte de trás do braço, composto por três porções distintas: cabeça longa, cabeça lateral e cabeça medial.

Cada uma delas possui uma função específica e pode ser trabalhada individualmente através de exercícios específicos que as ajude a desenvolver maior volume muscular e definição.

A seguir, explicamos onde fica e para que serve cada uma das três partes do tríceps e apontamos o melhor movimento para exercitá-las.

Partes do tríceps e o melhor exercício para cada uma

1

Cabeça longa

A cabeça longa do tríceps se origina na escápula e é a única das três porções que atravessa a articulação do ombro, sendo responsável não apenas pela extensão do cotovelo, mas também por auxiliar na movimentação do braço para trás do corpo.

Continua após a publicidade

De acordo com um estudo publicado na Acta Orthopaedica et Traumatologica Turcica, a flexão do ombro promove maior ativação da cabeça longa durante a extensão do cotovelo, o que torna os exercícios com o braço elevado mais eficientes para essa região.

  • Melhor exercício: extensão de tríceps com halteres em banco inclinado

Esse exercício é realizado com os ombros em flexão, o que aumenta a ativação da cabeça longa conforme evidenciado no estudo citado acima.

Continua após a publicidade

2

Cabeça lateral

A cabeça lateral fica na parte externa do tríceps e é a responsável por gerar força explosiva em movimentos de empurrar, especialmente quando são usados pesos maiores.

Continua após a publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pelo American Council on Exercise (ACE), os exercícios que exigem maior sobrecarga, como o tríceps no banco, apresentam altos níveis de ativação eletromiográfica (medida da atividade elétrica dos músculos durante a contração) da cabeça lateral do tríceps. Além disso, a pesquisa avaliou a eficácia de vários exercícios de tríceps e concluiu que esse movimento está entre os mais eficientes para essa região.

  • Melhor exercício: tríceps no banco (triceps dips)

Por exigir força e amplitude de movimento, esse exercício ativa intensamente a cabeça lateral, sendo uma excelente escolha para desenvolvimento e definição dessa área.

Continua após a publicidade
3

Cabeça medial

A cabeça medial fica sob as cabeças longa e lateral, sendo importante para a estabilização e extensão do cotovelo em diferentes ângulos.

De acordo com um artigo publicado no site especializado Robor Fitness, exercícios com pegada reversa, como o “reverse grip cable pushdown”, ativam de forma mais eficiente essa porção, pois posicionam o antebraço de maneira a reduzir o envolvimento das outras duas cabeças, favorecendo o trabalho da medial.

Continua após a publicidade
  • Melhor exercício: tríceps invertido na polia (reverse grip cable pushdown)

Com a pegada supinada (palmas para cima), este exercício permite maior isolamento da cabeça medial, especialmente quando feito com controle e boa técnica.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.