Pilates: Pode realmente ajudar no ganho de massa muscular?

Saiba como a modalidade pode colaborar para o fortalecimento dos músculos

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2025, 10h03 - Publicado em 30 jul 2025, 16h00
O pilates auxilia no ganho de massa muscular
O pilates auxilia no ganho de massa muscular? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O Pilates é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que procuram um estilo de vida ativo. A prática garante melhora da flexibilidade e da postura, redução do estresse e várias outras vantagens ao corpo e mente. Mas será que ela pode auxiliar no ganho de massa muscular? Esclarecemos a seguir!

O Pilates auxilia no ganho de massa muscular?

O Pilates pode ser um aliado para o fortalecimento dos músculos, no entanto, é preciso ter em mente que ele não garante os mesmos resultados que uma rotina de musculação voltada para a hipertrofia.

A musculação tem um foco maior no crescimento e no volume muscular, enquanto o Pilates costuma atuar mais na definição e na firmeza. Ou seja, para escolher entre os dois, é necessário levar em consideração quais são os seus objetivos.

Nas sessões de musculação, geralmente é ativado um grupo muscular isolado. Já nas aulas de Pilates, o corpo é trabalhado de forma mais global e integrada, segundo Josi Araújo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates.

“O pilates trabalha o corpo de forma global, garantindo a tonificação da musculatura e melhorando a flexibilidade, evitando lesões, auxiliando na coordenação motora, consciência corporal e eliminando toxinas corporais. Alguns dos princípios da musculação são hipertrofia e aumento no volume das células musculares”, explica ela.

Continua após a publicidade

A prática do Pilates envolve muita concentração, atenção à respiração e contração do coreos músculos estabilizadores.

“O pilates tem um foco muito grande no fortalecimento dos músculos do core, que inclui a região abdominal, lombar e do quadril. Com isso, é possível melhorar a estabilidade do quadril, prevenindo lesões e dores na região”, conta ortopedista e especialista em quadril David Gusmão.

Vale destacar que é possível integrar o Pilates com a musculação para potencializar os efeitos do treino. Entretanto, isso deve ser feito com cuidado e muito planejamento, para não sobrecarregar os grupos musculares.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.