A menopausa é um período no qual acontecem muitas mudanças hormonais. Isso pode gerar alguns incômodos nada agradáveis, como ondas de calor, oscilações no humor, alterações no sono e até queda na libido. Nessas horas, contar com alguns hábitos saudáveis (aliados ao tratamento médico), pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa!
É o caso da prática de Pilates. “Com eles, ganhamos benefícios, como: melhora da circulação e redução do inchaço, fortalecimento do assoalho pélvico (o que previne/reduz a incontinência urinária), redução de tensões e alívio dos sintomas típicos da variação hormonal (TPM e enxaquecas, por exemplo)”, elenca Keti Garcia, fisioterapeuta e instrutora de Pilates.
E as vantagens não param aí. “O Pilates aumenta coordenação, concentração, consciência e flexibilidade”, complementa a profissional. Não só: com a prática, você tonifica a musculatura e previne perdas de massas óssea e muscular, que se intensificam nessa fase. Com o tempo, os exercícios também evitam condições como osteopenia e osteoporose.
Por fim, seu abdômen também fica mais forte, e até o intestino funciona melhor! Aumento da libido e melhora da disposição são outros possíveis benefícios citados pela instrutora.
EXERCÍCIOS DE PILATES PARA ALIVIAR SINTOMAS DA MENOPAUSA
Keti Garcia ensina os principais:
PONTE
Inicie deitada, de barriga para cima e com os pés apoiados no chão (e abertos na largura do quadril). Expire e tire o quadril do chão. Inspire e retorne à posição inicial.
ROLL UP
Deite no chão de barriga para cima. Estenda os dois braços sobre a cabeça, com as palmas das mãos voltadas uma para a outra.
Mantendo as pernas retas e os pés firmes, role lentamente os braços para frente, retire seus ombros do chão e levante o tronco em direção aos pés. Inspire suavemente, retornando à posição inicial.
QUADRUPEDIA
Mantenha o alinhamento e mova pernas e braços alternados. Expire retirando os membros do solo, e inspire retornando. Alterne.
CISNE
Comece deitada, com as mãos no solo. Inspire empurrando o chão para crescer a coluna, e expire retornando o tronco ao solo.
GATO
Em quatro apoios, inspire abrindo o peito como um gato se espreguiçando. Em seguida, expire, arredondando as costas e levando as costelas para o teto.