Pular corda X perda de peso

Veja por que incluir o acessório na rotina de treinos

Por Giovana Santos Atualizado em 9 Maio 2022, 18h20 - Publicado em 6 jun 2022, 10h20

Depois de uma influencer fazer o desafio de dar mil pulos com a corda por dia e compartilhar o seu antes/depois (relembre aqui), a pergunta que não quer calar é: pular corda realmente contribui para a perda de peso? Fomos questionar especialistas:

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?

Primeiro, vale entender como a perda de peso ocorre. De acordo com o personal trainer Matheus Vianna, criador do método “Treinando Sem Dor”, o processo envolve diversas variáveis (alimentação, treinos, sono adequado… e por aí vai).

Mas, resumidamente, é preciso adotar alguns hábitos para que você consuma menos calorias do que gasta no dia. “É nesse momento que o exercício físico entra em jogo: para auxiliar no consumo de energia do corpo e, consequentemente, atingir o déficit energético”, explica. No fim, a balança do emagrecimento precisa “pesar” mais para o lado do gasto do que do consumo. Entendeu?

COMO A PRÁTICA DE PULAR CORDA ENTRA NISSO?

Ela é uma atividade que trabalha o condicionamento cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca e levando o organismo a gastar muitas calorias. “Não somente pelo ato de saltar repetidas vezes, mas também pela necessidade de manter uma boa postura e por exigir que o abdômen se mantenha contraído durante toda a execução do exercício. Até os membros superiores são acionados, embora predomine o trabalho de membros inferiores. Mas, inegavelmente, o corpo todo trabalha”, complementa o médico endocrinologista Dr. Francisco Tostes, sócio da Nutrindo Ideais.

Continua após a publicidade

QUANTAS CALORIAS VÃO EMBORA EM UMA SESSÃO?

Essa questão é um pouco difícil de estimar, uma vez que peso, idade, alimentação e condicionamento físico atual alteram o número. “Por isso é tão importante uma avaliação adequada antes de começar a praticar”, recomenda Matheus Vianna.

Contudo, Francisco Tostes afirma que é possível queimar até 300 calorias em um treino que dure, pelo menos, 20 minutos.

QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS?

Os especialistas elencam:

  • Trabalha o condicionamento cardiovascular;
  • Contribui para a coordenação motora;
  • Exige força explosiva e potência;
  • Melhora a concentração e o equilíbrio.
Continua após a publicidade

Publicidade