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Quanto mais alta a classe social, mais se pratica exercícios, diz estudo

A pesquisa também mostrou que uma tendência são as academias low cost

Por Yara Uchoa
Atualizado em 16 mar 2022, 15h51 - Publicado em 16 mar 2022, 14h41

O Brasil tem várias realidades em seu território e, até agora, não existia um estudo que revelasse o que acontece no segmento fitness de norte a sul.

Por isso, agora, a Fitness Brasil, em parceria com a EY e a Armatore Market + Science, idealizou o Panorama Setorial Fitness Brasil, lançado oficialmente em 15 de março. “É o primeiro elaborado no país e servirá para o entendimento da indústria e para auxiliar no planejamento de longo prazo dos principais atores”, explica Gustavo Hazan, gerente sênior da EY, que firmou parceria com a FB e a Armatore por três anos, garantindo um robusto material para o setor.

  • Principais insights

O estado de São Paulo lidera o top 5 de concentração de centros de atividades físicas do país, com 28% do número total, seguido por Minas Gerias com 12%, Rio de Janeiro com 8%, Paraná com 8% e Rio Grande do Sul com 7%.

Mas existem 711 cidades com população superior a 10 mil habitantes e inferior a 50 mil habitantes que não possuem centros de atividades físicas registrada na localidade. Logo, verifica-se que ainda há um potencial de expansão em 13% dos municípios brasileiros. Destas cidades entre 10 mil e 50 mil habitantes e que não possuem centros de atividades físicas, 62% estão concentradas no Nordeste.

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 “Outra constatação que tivemos é que quanto mais alta a classe social, mais se pratica atividade física. E dinheiro não é único fator que contribui para isso. Tempo e rotina mais estruturada, possibilitando maior dedicação ao esporte, contribuem”, revela Fernando Fleury, CEO da Armatore.

  • Tendências da indústria

Bastante conhecida no mercado, especialmente o inglês e o americano, a primeira tendência são as academias low cost. “O crescimento do segmento foi superior a cinco vezes nos últimos anos (US e UK)”, aponta Hazan. Outros caminhos mostrados pelo primeiro Panorama Fitness Brasil são o Fundraising (busca por fontes de financiamento no setor, seja por private equities, fundos de investimento e oferta pública e ações); o crescimento de Gymtechs (digital como complemento do presencial e formato híbrido); e as Big Techs (modelo de incentivo ao uso de wearable + subscription).

“Com esse relatório, neste primeiro ano, pudemos traçar uma amostra dos consumidores e não consumidores brasileiros da indústria fitness. Observamos também as tendências e principais fatores que influenciam nas tomadas de decisão do consumidor, sejam elas pelos resultados que ele (a) irá obter com a prática de atividades físicas, seja por um centro de atividades físicas ter ou não estacionamento no local, por exemplo”, analisa Gustavo Almeida.

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Além disso, após levantamentos de dados e conversas com especialistas do setor, foram traçadas mais de 300 interações entre os principais atores da indústria. “Toda essa combinação resultou na Cadeia Produtiva da Indústria Fitness. A partir dela e suas interações, todos os atores e potenciais novos entrantes ao mercado, poderão construir projetos, planos e focar no aprimoramento ou em estabelecer o relacionamento com todos aqueles em que possui relação”, completa o diretor executivo da Fitness Brasil.

Como foi feito o estudo

O relatório é baseado em uma pesquisa realizada virtualmente – com 4.465 respondentes, distribuídos em 26 Estados e o Distrito Federal, em 454 municípios do Brasil – além de outras fontes, como IBGE e conversas dirigidas com especialistas.

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Perfil dos participantes  

  • + 36 mil CENTROS DE ATIVIDADES FÍSICAS distribuídos em 3.301 municípios
  • 51% dos respondentes são do gênero masculino, 49% do gênero feminino
  • 32% correspondente à faixa etária entre 35 e 44 anos
  • 65% se declaram como cor e/ou raça branca
  • 50% são casados
  • 30% correspondente à faixa de renda de r$ 4,4 mil a r$ 11 mil
  • 40% preferem praticar atividade física ao ar livre
  • 26% disseram que caminhada/ corrida é sua atividade física mais praticada
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