5 razões para fortalecer o assoalho pélvico e ter mais saúde
Profissional explica por que ele é tão importante para homens e mulheres
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos que sustenta órgãos como bexiga, útero e intestino. Sua função vai muito além da mobilidade: ele influencia diretamente a continência urinária, a função intestinal e até a vida sexual.
A região pélvica é central para a mobilidade, mas também para outras questões como saúde sexual, intestinal, etc., reforça o professor de Yoga e fundador do Método Kaiut Yoga, Francisco Kaiut.
Segundo o profissional, o fortalecimento dessa região é essencial para homens e mulheres. “É um ponto central do corpo humano. Quando negligenciado, pode gerar desequilíbrios que afetam múltiplos aspectos da saúde”, destaca.
Problemas comuns
A fraqueza no assoalho pélvico pode levar a incontinência urinária, disfunções sexuais, dor pélvica crônica e até queda de órgãos internos, conhecida como prolapso.
“O preconceito em falar sobre o tema ainda atrapalha, mas é preciso tratá-lo como um assunto de saúde integral”, reforça Kaiut.
5 razões para fortalecer o assoalho pélvico
- Prevenção da incontinência urinária – Comum em mulheres após o parto e em homens após cirurgias de próstata e em ambos com o passar dos anos, o fortalecimento pélvico é fundamental;
- Melhora da função sexual – Músculos fortes, especialmente na região pélvica, aumentam a sensibilidade e a performance;
- Apoio ao sistema intestinal – Contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal;
- Prevenção de prolapsos – Evita a descida de órgãos pélvicos, problema que pode exigir cirurgia;
- Apoio à mobilidade – Atua como base para a postura e os movimentos do corpo.
Como fortalecer a musculatura pélvica com o Yoga?
Exercícios específicos, como os de Kegel, são indicados para fortalecer a região. A prática de Yoga, especialmente métodos adaptados como o Kaiut Yoga, também atua diretamente no assoalho pélvico, promovendo força e consciência corporal.
“O segredo está em práticas consistentes e acessíveis, que possam ser integradas à rotina sem dificuldade”, explica Kaiut.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Horóscopo semanal: de 17 a 23 de novembro de 2025
Mobilidade vs. Alongamento: entenda as diferenças essenciais para sua performance
Exercício físico pode reduzir em 37% o risco de morte em pacientes com câncer de cólon
6 sinais de que você está em déficit calórico
Como utilizar e para que serve o simulador de remo?





