Remada cavalinho e curvada: diferenças e benefícios para suas costas
Os dois movimentos são potentes para a hipertrofia dos músculos das costas. Saiba mais sobre eles!

Tanto a remada cavalinho quanto a curvada são bons movimentos para o fortalecimento das costas e trabalham músculos semelhantes. No entanto, apesar de parecerem “a mesma coisa”, é importante ter em mente que esses dois exercícios apresentam algumas diferenças entre eles. Explicamos os principais detalhes sobre cada um deles abaixo!
Para que serve a remada cavalinho?
A remada cavalinho trabalha principalmente os músculos posteriores das costas, o redondo maior, os trapézios, os eretores da espinha e os deltoides posteriores. De forma secundária, pode ativar bíceps, os músculos centrais do tronco e os glúteos.
Suas vantagens incluem ganho de força, diminuição da tensão na parte inferior das costas e a melhora da postura. É um exercício que pode ser considerado uma boa indicação para pessoas que sofrem com problemas nas costas.
Além disso, a remada cavalinho se destaca por sua versatilidade, podendo ser facilmente ajustada para diferentes níveis de condicionamento físico e objetivos.
- Como fazer a remada cavalinho?
Coloque a extremidade da barra em uma anilha pesada ou encaixe-a em um canto para criar uma “âncora” resistente. Coloque as anilhas que você vai levantar na extremidade oposta da barra.
Utilize um conjunto de argolas de ginástica, cintas, uma corda ou mesmo apenas uma toalha, passando-a por baixo da barra, atrás das anilhas, para criar um conjunto de ‘alças’.
Fique em cima da barra com uma perna de cada lado e dobre os quadris até que seu tronco fique quase paralelo ao chão.
Segure as alças, respire fundo e contraia o abdômen. Puxe os cotovelos para cima e para trás, mantendo-os próximos ao corpo, elevando o peso o máximo possível antes que as placas entrem em contato com o tronco.
Aperte as omoplatas e faça uma pausa no topo de cada repetição antes de abaixar lentamente o peso de volta ao chão sob controle.
Para que serve a remada curvada?
A remada curvada ativa especialmente os músculos do meio e da parte superior das costas, como dorsais, romboides, trapézios e deltoides posteriores. Além disso, ela envolve os manguitos rotadores e outros estabilizadores de ombro.
Uma vez que, para executá-la, o praticante deve ficar em uma posição curvada, os glúteos e o abdômen também são trabalhado. Vale destacar ainda que a remada curvada pode desafiar os bíceps, braquial e antebraços.
Esse exercício é um grande aliado para melhorar a postura, desenvolver força funcional, facilitar atividades do dia a dia (carregar e levantar objetos pesados, por exemplo) e aumentar o desempenho em outros exercícios.
- Como fazer a remada curvada?
Carregue uma barra com anilhas e, em seguida, aproxime-se dela como se fosse um levantamento terra: fique de pé com os pés afastados na largura do quadril, depois empurre o bumbum para trás e dobre os quadris para se curvar e agarrar a barra.
Faça uma pegada por baixo ao segurar a barra. Isso permitirá que você envolva mais o bíceps no movimento de puxar e ajudará a evitar uma posição de rotação interna.
Mantenha a cabeça em posição neutra, olhando para o chão. Isso ajuda a evitar que a região lombar entre em extensão.
Contraia os glúteos e o abdômen para criar tensão. Levante ligeiramente o tronco para levantar o peso do chão.
Mova o cotovelo e o ombro para remar a barra até o topo da caixa torácica. Procure encostar a barra contra o peito, parando na posição superior, se conseguir. Controle o peso de volta à posição inicial, mantendo a postura.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.