Continua após publicidade

Remada cavalinho (T-Bar Row): benefícios e como fazer

Confira quais músculos o exercício trabalha

Por Larissa Serpa
Atualizado em 16 nov 2023, 08h43 - Publicado em 15 nov 2023, 14h06

Só porque você não tem uma grande variedade de equipamentos ou acesso a uma academia, não significa que você precisa perder grandes ganhos de treinamento. A remada cavalinha, feita com com barra em T requer apenas uma barra e algumas anilhas e atingirá seu corpo de diversos ângulos.

MÚSCULOS TRABALHADOS NA REMADA CAVALINHO

Grande dorsal: Trabalha predominantemente os músculos posteriores, aqueles que ficam entre as omoplatas e vão de cada lado do tronco até a parte inferior da coluna.

Redondo maior: O redondo maior é um pequeno músculo que se liga à escápula e ao úmero.

Continua após a publicidade

Trapézio: São os grandes músculos de cada lado do pescoço. Eles se contraem e puxam para trás e para baixo durante a remada cavalinho.

Eretores da espinha: Os músculos eretores da espinha correm em ambos os lados da coluna. Eles mantêm as costas e o tronco estáveis durante a remada com barra em T.

Deltoides posteriores: Os deltóides posteriores estão localizados na parte de trás dos ombros. Durante a remada cavalinho, eles se contraem e puxam para trás.

Continua após a publicidade

Bíceps: Embora os bíceps sejam um motor secundário nessa remada, eles auxiliam durante a flexão do cotovelo.

Núcleo: Os músculos centrais localizados no tronco mantêm o tronco rígido durante a remada.

Glúteos: Os glúteos nos permitem manter a posição.

Continua após a publicidade

BENEFÍCIOS DA REMADA CAVALINHO

Ganhos de força
Devido à forma como a remada cavalinho é configurada, você pode deslocar mais peso em comparação com a remada curvada. Esse acúmulo de aumento de peso significará que você terá acesso a maiores ganhos de força.

Aumento da massa muscular
A remada com barra em T visa principalmente os músculos das costas, incluindo os dorsais, rombóides, trapézios e deltóides posteriores, ajudando a construir costas fortes e bem arredondadas.

Tensão reduzida na parte inferior das costas
Em comparação com as remadas com barra, a remada com barra em T coloca um pouco menos de estresse na região lombar, tornando-a uma opção mais segura para pessoas com problemas nas costas.

Continua após a publicidade

Versatilidade
As remadas cavalinho podem ser facilmente modificadas para acomodar diferentes níveis de condicionamento físico e objetivos de treinamento, ajustando o peso e a posição de aderência.

Postura Melhorada
Fazer a remada cavalinho pode contribuir para uma melhor postura, fortalecendo toda a coluna.

COMO FAZER A REMADA CAVALINHO

  • Coloque a extremidade da barra em uma anilha pesada ou encaixe-a em um canto para criar uma “âncora” resistente.
  • Coloque as anilhas que você vai levantar na extremidade oposta da barra.
  • Utilize um conjunto de argolas de ginástica, cintas, uma corda ou mesmo apenas uma toalha, passando-a por baixo da barra, atrás das anilhas, para criar um conjunto de ‘alças’.
  • Fique em cima da barra com uma perna de cada lado e dobre os quadris até que seu tronco fique quase paralelo ao chão.
  • Segure as alças, respire fundo e contraia o abdômen.
  • Puxe os cotovelos para cima e para trás, mantendo-os próximos ao corpo, elevando o peso o máximo possível antes que as placas entrem em contato com o tronco.
  • Aperte as omoplatas e faça uma pausa no topo de cada repetição antes de abaixar lentamente o peso de volta ao chão sob controle.

 

Publicidade