Por que conquistar o ‘shape’ vai além da estética? Descubra os benefícios
Já ouviu essa expressão na academia, mas ainda não sabe o que isso quer dizer? Então confira a seguir!

Se você frequenta a academia, provavelmente já ouviu alguém falando sobre o “shape” na sala de musculação.
Traduzido da palavra “forma” em inglês, o termo shape nada mais é do que a forma como está o corpo e, normalmente, é referido a silhuetas mais definidas, musculosas ou à forma física desejada pela pessoa, independente de qual seja ela.
Para alcançar o “shape”, contudo, é preciso se dedicar aos treinos com constância e acompanhamento individual, a fim de otimizar os ganhos e evitar lesões ou quaisquer riscos para a saúde.
Afinal, existe alguma importância em conquistar o “shape”?
A verdade é que a importância em ter um “shape” vai muito além de apenas conquistar a forma física desejada, uma vez que a prática de atividades físicas é responsável por benefícios importantes para a saúde e o bem-estar, e não apenas para a estética.
Algumas vantagens são:
- Redução do risco de doenças crônicas
Não é de hoje que ciência tem mostrado que a prática regular de atividades físicas, como musculação, ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e hipertensão. Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology em 2019, por exemplo, mostrou que exercícios de força melhoram a saúde cardiovascular e reduzem o risco de mortalidade precoce.
- Melhora na composição corporal
A musculação, ao aumentar a massa muscular, ajuda a reduzir a porcentagem de gordura corporal. Um estudo de 2017, publicado no American Journal of Physiology, revelou que o treinamento de resistência melhora a composição corporal ao aumentar a massa magra e reduzir a gordura corporal.
- Melhora da saúde mental e redução do estresse
A prática regular de exercícios, incluindo musculação, tem sido associada à redução dos sintomas de ansiedade e depressão. De acordo com um estudo publicado no Frontiers in Psychology em 2020, exercícios de força são eficazes na redução do estresse e melhoram o humor e a qualidade de vida.
- Aumento da densidade óssea
A musculação tem um efeito positivo sobre a densidade óssea, o que é particularmente importante à medida que envelhecemos. Um estudo de 2018 publicado no Journal of Bone and Mineral Research demonstrou que o treinamento de força pode ajudar a prevenir a osteoporose e melhorar a saúde óssea.
- Aumento da longevidade
A prática regular de exercícios de resistência tem sido associada a um aumento na expectativa de vida. Uma pesquisa de 2020 publicado na “British Journal of Sports Medicine” concluiu que atividades físicas regulares, incluindo musculação, estão associadas a uma vida mais longa e saudável.
- Melhora na funcionalidade e desempenho diário
A musculação ajuda a melhorar a força e a resistência muscular, o que, por sua vez, melhora a funcionalidade no dia a dia. Isso inclui atividades cotidianas, como carregar objetos pesados e subir escadas. De acordo com um estudo de 2016, o treinamento de resistência pode melhorar significativamente o desempenho físico em tarefas diárias.
Esses são apenas alguns exemplos de como um corpo bem treinado na academia pode impactar positivamente a saúde e a qualidade de vida. A prática regular de musculação traz benefícios tanto para a saúde física quanto mental, e os estudos científicos comprovam a importância do exercício para uma vida longa e saudável.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.