Treinar mais de uma vez ao dia: é seguro ou pode causar overtraining?
É importante ter em mente que exagerar nos treinos pode colocar em risco sua saúde e segurança. Entenda!

Será que pode treinar mais de uma vez por dia? Muitos atletas e competidores seguem essa rotina mais intensa de atividades físicas, porém isso não significa que seja uma boa ideia para todo mundo.
Tem quem acredite que treinar mais de uma vez por dia pode contribuir para que os resultados apareçam mais rápido, mas nem sempre é assim que a coisa funciona.
Apesar de trazer benefícios em alguns casos, o hábito pode ser muito prejudicial se não for planejado adequadamente, contribuindo para o surgimento de um problema chamado overtraining.
“Muita gente acha que quanto mais treino, melhor. Porém, assim como o sedentarismo, a atividade física em excesso também pode causar inúmeros prejuízos, principalmente se a pessoa chega no overtraining”, explica José Corbini, personal trainer e sócio do aplicativo Personal Virtual.
De acordo com Corbini, o overtraining pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e psicológicos, por exemplo, alterações no sono, aumento do risco de lesões e dores musculares, queda da imunidade, fadiga intensa e mal humor.
Os resultados obtidos com os treinos depende de inúmeros fatores, entre os principais, a alimentação, a qualidade do sono, o descanso entre as sessões, a consistência na prática e a execução correta dos exercícios.
Para praticar atividades físicas mais de uma vez por dia, você pode variar o tipo e a intensidade dos exercícios. Uma ideia é incluir levantamentos de força em um período, e modalidades mais leves em outro.
Ou seja, é possível treinar mais de uma vez ao dia, no entanto, para fazer isso, o ideal é contar com supervisão profissional e muita organização, para não sobrecarregar o corpo e a mente.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.