O que é VO2 Máx e o que ele diz sobre o seu condicionamento?

O termo técnico pode te ajudar a entender melhor os seus resultados

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 20 nov 2022, 09h00
VO2 Máx
 (Daniel Reche/Pexels)
Continua após publicidade

Quem já começou o processo de entrar em forma sabe que há muitos fatores diferentes envolvidos. Por exemplo, exercícios aeróbicos e musculação devem ser combinados e é uma boa ideia experimentar diferentes modalidades para você descobrir qual mais gosta e funciona melhor para o seu corpo. Mas existem alguns elementos mais técnicos que vale a pena conhecer também. Ter mais conhecimento em seu currículo torna você mais facilmente capaz de atingir os objetivos que deseja. Um desses termos é o VO2 Máx. Embora pareça uma bebida esportiva ou um equipamento de treino, na verdade é um mecanismo biológico bastante importante.

Saiba mais sobre ele:

O QUE É VO2 MÁX?<h/3>

De acordo com o educador físico Guilherme Moscardi, coordenador de musculação na Les Cinq Gym, VO2 Máximo é a sigla para ‘volume máximo de oxigênio’ absorvido pelo organismo durante o exercício.

“Ele serve para atletas conseguirem trabalhar zonas de treinamentos mais específicas”, ele explica. Isso porque trata-se de um ótimo indicador de aptidão cardiovascular e de capacidade aeróbica (resistência). 

O VO2 Máx geralmente se aplica à quantidade de oxigênio que seu corpo pode usar durante um exercício intenso. Assim, quanto mais oxigênio o organismo utiliza, mais energia consegue produzir durante exercícios cardiorrespiratórios. 

POR QUE ELE É IMPORTANTE?

Porque determina quão bem você pode usar e produzir energia. Quando você respira oxigênio, seus pulmões o absorvem e o transformam em energia chamada trifosfato de adenosina (ATP). 

Isso é importante porque o ATP abastece as suas células e ajuda a liberar o dióxido de carbono (CO₂) na expiração. Isto é, quanto maior o seu VO2 Máx, mais oxigênio seu corpo pode consumir e mais efetivamente ele pode usar esse oxigênio para gerar energia! 

DÁ PARA TRABALHAR E MELHORAR O VO2 MÁX?

Guilherme Moscardi diz que sim. “Estudos mais recentes apontam os treinamentos intervalados como as estratégias mais recomendadas para gerar mais resultados em menos tempo.”

Continua após a publicidade

Ele destaca, no entanto, que apesar de ser bastante estimulável, o VO2 Máx mostra adaptações muito mais lentas do que outras variáveis, como a capacidade e a força dos músculos. “É bem provável que um nadador, por exemplo, consiga nadar mais rapidamente por outros motivos antes mesmo de perceber uma grande mudança no VO2 Máx.”

Por isso, se você não treina profissionalmente, pode ser mais interessante trabalhar algumas habilidades antes de ir atrás do VO2 Máx: 

  • Manter a regularidade da prática;
  • Variar as cargas (ou distância, velocidade e inclinação, no caso da corrida);
  • Apostar no HIIT.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.