Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Estresse crônico: saiba como o Yoga ajuda a controlá-lo

Saiba como a modalidade auxilia no alívio das tensões do dia a dia

Por Juliany Rodrigues
6 dez 2025, 22h00
yoga e estresse cronico
Estresse crônico: saiba como o Yoga ajuda a controlá-lo | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Se um dos seus principais objetivos na hora se exercitar é aliviar as tensões e a sobrecarga do dia a dia, o Yoga está entre as modalidades mais recomendadas para você.

O estresse crônico se tornou uma realidade para milhões de Brasileiros. Segundo o World Mental Health Day 2024, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países mais estressados do mundo.

Quando não tratado adequadamente, o problema pode trazer uma série de prejuízos que afetam desde o bem-estar mental até a parte física, colaborando para o surgimento de dores, insônia e doenças cardiovasculares.

Nesse sentido, a prática regular de exercícios físicos se destaca como um cuidado indispensável para reestabelecer o equilíbrio emocional.

Estresse crônico: saiba como o Yoga ajuda a controlá-lo

Uma das atividades mais indicadas e procuradas atualmente por quem quer dar uma desacelerada é o Yoga.

Continua após a publicidade

“O Yoga é uma ferramenta poderosa para controlar essa resposta do organismo e devolver o equilíbrio ao sistema nervoso”, explica Francisco Kaiut, professor de Yoga e fundador do Método Kaiut Yoga.

De acordo com o profissional, o Yoga age diretamente no sistema nervoso, contribuindo para a redução do hormônio do estresse (cortisol) e oferecendo um relaxamento profundo.

Isso acontece porque as sessões incluem posturas, técnicas e respirações que ajudam o corpo a sair do estado de alerta constante — que é uma das maiores consequências geradas pelo estresse crônico.

Continua após a publicidade

É possível sentir os efeitos do Yoga na saúde mental desde a primeira aula, mas é claro que os benefícios se tornam mais evidentes e relevantes com a prática contínua.

“O Yoga é uma ferramenta acessível que pode ser incorporada ao dia a dia, seja com práticas curtas no trabalho, em casa ou em aulas regulares. Ele não exige obrigatoriamente equipamentos ou habilidades específicas, apenas disposição para se reconectar consigo mesmo”, conclui Kaiut.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.