Ciência questiona se suco de cranberry combate mesmo infecção urinária

A frutinha tem propriedades poderosas, mas sua relação com a infecção urinária foi definida como "inconclusiva" em uma nova pesquisa

Por Camila Junqueira, Luiza Monteiro Atualizado em 14 Maio 2018, 17h59 - Publicado em 14 Maio 2018, 17h57

Tomar suco de cranberry sempre foi visto como um tratamento efetivo contra a infecção urinária. Mas agora, novas diretrizes publicadas pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência em Cuidados (NICE, em inglês), no Reino Unido, apontam que são inconclusivas as evidências de que a bebida é mesmo indicada para tratar a doença.

  • O objetivo da pesquisa era entender quais são as armas mais poderosas contra infecções no trato urinário. E os cientistas identificaram que faltam estudos robustos que comprovem os benefícios do cranberry para esse fim.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Os autores orientam que os médicos façam uma extensa investigação do caso antes de prescrever antibióticos, tanto para evitarem erros de diagnóstico quanto para indicarem o melhor tipo de medicamento.

    Remédios
    Levi Brown/Trunk Archive

    Caso você tenha o hábito de tomar suco de cranberry, não precisa excluí-lo da dieta. O alimento tem propriedades antioxidantes poderosas, que melhoram a circulação do sangue, as funções renal e hormonal e ainda filtram impurezas do corpo.

    Se tiver dúvida, não deixe de conversar com um médico ou nutricionista para que ele avalie se, no seu caso, a frutinha vermelha pode ser uma boa opção no combate à infecção urinária ou a outras enfermidades.

    Continua após a publicidade
    Publicidade