Tomar kefir pode ajudar a controlar pressão alta, diz pesquisa

Novo estudo feito em animais mostra mais um benefício da bebida fermentada

Por Redação BOA FORMA - 10 Maio 2018, 16h50

O kefir é uma bebida fermentada que traz vários benefícios à saúde: desinflama o intestino, melhora a imunidade, aumenta a densidade óssea, desintoxica o organismo, combate alergias e ainda favorece o emagrecimento.

Agora, a ciência aponta mais uma vantagem: controlar a pressão arterial. É o que indica um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, junto com experts da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Os cientistas analisaram três grupos de camundongos: um tinha hipertensão e recebeu o superalimento como tratamento; outro que também era hipertenso, mas não foi tratado; e o último, que tinha pressão normal e não recebeu qualquer tipo de terapia.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Os resultados dos testes mostram que, após nove semanas consumindo o kefir, os animais apresentaram, entre outras coisas, taxas mais controladas da pressão arterial. Outro benefício foi uma maior permeabilidade intestinal, o que permite que o órgão trabalhe corretamente, e a restauração do equilíbrio de quatro bactérias presentes no intestino.

Quer mais motivos para a incluir a bebida na dieta? O kefir também contribuiu para o controle de uma enzima do cérebro essencial para o funcionamento da massa cinzenta. De acordo com os autores, essa é mais uma prova de que os sistemas nervoso e digestivo trabalham juntos em prol da saúde do corpo todo.

Continua após a publicidade
Publicidade