Leite no pós-treino: entenda por que essa é uma boa ideia

Por ser rica em proteína e minerais, a bebida é ótima para repor energia depois de malhar

Você aposta em água ou isotônicos para se manter hidratada depois da atividade física? Passe a considerar também o leite. Num trabalho publicado em 2014 no periódico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, a bebida (inclusive nas versões vegetais) se mostrou excelente para repor as energias depois da malhação.

A pesquisa foi realizada com 15 voluntários que participaram de um treino de cárdio e, em seguida, tomaram isotônicos ou leites de vaca e de soja. Exames avaliaram níveis de hidratação e nutrientes presentes no corpo. Os resultados mostraram que os leites levaram a melhor, devido à quantidade de sódio, carboidratos e proteínas em sua composição.

Segundo o estudo, depois de malhar, as bebidas branquinhas seriam melhores até do que a água, que, em excesso, leva a uma queda nas taxas de sódio. De acordo com os autores, isso provocaria desidratação.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Mas não precisa ser assim. A nutricionista Daniela Lasman, nutricionista da Bodytech Iguatemi, em São Paulo, lembra que é essencial começar o treino já hidratada e dar goles na garrafinha durante a atividade física – e tudo bem ser com água. Em quantidades adequadas, o líquido não vai desidratar.

Se optar pelo leite, sem problemas. “Além de contribuir com a hidratação, a bebida ainda favorece a recuperação muscular e o crescimento da massa magra por apresentar um alto teor proteico”, explica Daniela. A medida indicada? Até dois copos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s