5 passos para espantar o Zika
O repelente virou o nosso companheiro de bolsa. Veja a melhor maneira de usar esse novo aliado
Não faltam motivos para os mosquitos serem os nossos inimigos nessa época do ano: nos deixam com incontáveis picadas, que coçam muito, zumbem no nosso ouvido durante a noite, transmitem dengue… E agora, como foi descoberto, zika vírus também. Por isso, o repelente passou a fazer parte da nossa rotina nos dias de calor tanto quanto o protetor solar. Mas será que você sabe mesmo como usá-lo de forma eficaz?
1. VERIFIQUE O RÓTULO
“Opte por produtos que contenham icaridina ou picaridina, substâncias mais eficientes contra o Aedes”, indica a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital São Luiz Morumbi, de São Paulo.
2. PROTEJA-SE POR INTEIRO
Passe o repelente em todas as partes do corpo, inclusive no rosto. Mas não direcione as fórmulas em spray para a cara. Primeiro, borrife um pouco do produto na mão e, depois, aplique-o.
3. ACERTE A ORDEM
O repelente sempre vai por cima de todos os outros produtos.
4. REFORCE AO LONGO DO DIA
Assim como o protetor solar, o repelente também tem que ser retocado. “Estudos mostram que o efeito desses produtos pode durar até dez horas, mas é extremamente importante seguir a frequência de uso determinada no rótulo”, diz Raquel. E não se esqueça de reaplicar toda vez que você entrar na água ou suar em excesso.
5. REDOBRE A ATENÇÃO
As primeiras e as últimas horas do dia são as de maior atividade do mosquito. Então, aumente o cuidado ao treinar em lugares que possam esconder criadouros.
Por que a bebida alcoólica interfere tanto no desempenho de quem pratica atividades físicas?
Treino rápido para o fim de ano: malhe mesmo na rotina puxada!
5 dicas para enfrentar a fadiga mental no fim do ano
Prancha abdominal emagrece? Veja 4 benefícios do exercício para potencializar seus treinos!
4 dicas de bebidas saudáveis para a virada do ano





