Enxaqueca no fim da menstruação pode ser causada pela falta de um nutriente

Estudo identificou que muitas mulheres sofrem com esse tipo de dor de cabeça no fim do período menstrual, e não no início. E a origem do problema está na deficiência de um importante mineral

Basta chegar perto do período menstrual para a enxaqueca dar as caras. Isso acontece com você? Essa chateação é mesmo realidade para muitas mulheres, mas há também quem sofra com esse tipo de dor de cabeça na reta final da menstruação. E foi esse último grupo que pesquisadores do Instituto Carolina de Dor de Cabeça, nos Estados Unidos, investigaram em um estudo publicado em setembro de 2016 no periódico Headache.

Para o trabalho, as cientistas Anne Calhoun e Nicole Gill revisaram dados de 119 pacientes que sofriam com enxaqueca relacionada à menstruação. Destas, 30 manifestavam a dor nos últimos dias desse período ou logo após o término do sangramento. O incômodo durava quase 3 dias, sendo que um deles era de dor intensa.

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Ao investigar com mais detalhes essas mulheres, as estudiosas notaram que 28 delas (93%) apresentavam doses muito baixas de ferritina – proteína responsável pelo armazenamento de ferro no organismo. E pesquisas já identificaram que a anemia causada pela falta desse mineral é muito mais comum em quem sofre com enxaqueca ligada à menstruação. A explicação para esse elo está no fato de que o déficit desse nutriente diminui os níveis de dopamina no cérebro, o que funciona como um gatilho para a enxaqueca.

No estudo, a dor das voluntárias melhorou com a suplementação de ferro. Mas, de acordo com as pesquisadoras, esses achados ainda precisam ser validados por trabalhos mais aprofundados. “Estudos maiores são necessários para entender melhor como se dá essa enxaqueca no fim da menstruação e as características dela”, pontuam as autoras, em entrevista ao site MedPage Today.

Onde está o ferro

Se os seus exames de sangue sempre apontam falta de ferro, é fundamental que você inclua no prato alimentos que são fontes desse mineral. Além do feijão, vale apostar também nas carnes, nos vegetais verde-escuros e nos grãos integrais! 

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