Saia da cadeira para evitar infarto e AVC

Além de engordar, ficar muito tempo sentada prejudica a circulação, aumentando o risco de infarto e AVC

Por Eliane Contreras
Atualizado em 21 out 2024, 19h15 - Publicado em 14 ago 2013, 22h00
Reportagem: Eliane Contreras / Edição: MdeMulher
Reportagem: Eliane Contreras / Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Levante várias vezes ao longo do dia, mesmo que seja só para ir ao bebedouro
Foto: Getty Images

Ficar a maior parte do dia sentada engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação e dá varizes. Pesquisas citadas em um artigo recém-publicado no site do American College of Cardiology revelam que os prejuízos vão além: passar muitas horas nessa posição aumenta o perigo de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), especialmente nas mulheres. Se você malha, melhor. Mesmo assim, evite ficar o restante do dia colada na cadeira, trabalhando, navegando na internet ou assistindo televisão. “A partir de cinco horas consecutivas na posição sentada, os efeitos do exercício começam a ser anulados e cresce o risco de doenças cardiovasculares”, avisa a cardiologista Janieire Alves, de São Paulo. Impossível ficar mais tempo em pé? A médica sugere adotar o hábito de levantar várias vezes ao longo do dia.

Três medidas para proteger o coração

1. Levante da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro (evite deixar a garrafinha na mesa) e beba pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea).

Continua após a publicidade

2. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade. Assim, você evita segurar o xixi por muito tempo, o que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, estressando o sistema cardiovascular. E ainda aproveita para esticar as pernas.

3. Em pé, suba e desça o calcanhar, apoiando-se na ponta dos dedos para estimular os músculos da panturrilha e melhorar o retorno do sangue para o coração. Repita por 30 segundos em cada lado, de manhã e à tarde.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.