Estudo investiga se pão integral é mesmo mais saudável que branco

E a conclusão dos cientistas é que, para algumas pessoas, a versão refinada pode não ser tão ruim assim

Fato: o pão branco foi banido da mesa de quase todo mundo que faz dieta. Mas, segundo um estudo publicado no último dia 6 de junho na revista científica Cell Metabolism, pode ser que você não precise excluir o alimento do seu cardápio – e que, nem sempre, a versão integral é a mais vantajosa.

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Para o estudo, cientistas do Instituto Weizmann, em Israel, separaram em dois grupos 20 participantes: uma parte comeu, durante uma semana, grandes quantidades de pão branco, feito com farinha de trigo refinada; e a outra se esbaldou, no mesmo período, com um pão artesanal integral preparado com fermentação natural. Após duas semanas, as turmas trocaram o menu e consumiram-no por outros sete dias.

Os resultados mostraram que os dois tipos de pão afetaram os níveis de açúcar no sangue, as taxas de minerais, enzimas no fígado e outras substâncias. Ao comparar as versões branca e integral, os pesquisadores ficaram surpresos. “Nós tínhamos certeza de que o de fermentação natural seria uma escolha mais saudável, mas não vimos diferença entre os pães quando se trata dos efeitos na saúde”, comenta Eran Segal, um dos líderes da investigação.

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O motivo por trás disso, segundo os estudiosos, é que o impacto desses alimentos no nosso organismo talvez seja uma questão pessoal. Na pesquisa, metade dos participantes apresentou níveis elevados de açúcar no sangue depois de comer pão branco; e a outra teve a mesma reação com o pão artesanal. Os experts suspeitam que isso esteja relacionado à microbiota de cada um, que é a comunidade de micro-organismos que habitam nosso corpo.

Os cientistas desenvolveram um algoritmo que relacionava a microbiota dos voluntários à resposta deles ao comer os dois tipos de pão. E notaram que as reações foram diferentes.

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Mais estudos precisam ser feitos para validar esses achados, mas eles indicam a importância de planejar e individualizar cada dieta – e não sair excluindo tudo do menu. Antes de riscar algum item do cardápio, converse com sua nutricionista para saber se a medida é realmente necessária.

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