7 alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Quer evitar doenças e, de quebra, emagrecer? Inclua já esses ingredientes aliados no seu cardápio

Você já deve ter ouvido que evitar picos de insulina – hormônio que favorece os estoques de gordura – é importante tanto para a sua saúde, porque diminui o risco de desenvolver o diabetes, quanto para a sua dieta (adeus, volume abdominal!). E o que dispara esse processo é o alto consumo de carboidratos, que, no sangue, viram açúcar. Para a nossa sorte, existem alguns alimentos que podem conter rapidamente os níveis do ingrediente doce na corrente sanguínea. Conheça alguns deles:

1. Espinafre

A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. O alimento também contém boas doses de fibras, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue.

2. Abacate

A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento! Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.

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3. Ovo

O alimento é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis ​​e vitaminas (B12 e D). Não por acaso, o ovo é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.

4. Brócolis

brócolis para a saúde

 (etitarenko/Thinkstock/Getty Images)

Existem vários (bons!) motivos para você apostar no vegetal. Ele é uma boa fonte de fibras, que são a chave para a manutenção dos níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. Sem contar que melhoram o funcionamento do intestino e seguram a fome por mais tempo.

5. Amêndoas

Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter estável o açúcar no sangue e ativar a queima de gorduras.

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6. Chia

Essa sementinha, originária do México, possui alto valor nutricional e virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. Ela é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro. Não à toa, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia.

7. Lentilha

Rica em proteína, ferro, potássio e fibras, a leguminosa é uma excelente aposta se você deseja deixar o sangue menos doce. Bônus: a lentilha é rica em antioxidantes que protegem a pele e evitam doenças do envelhecimento.

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