7 alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Quer evitar doenças e, de quebra, emagrecer? Inclua já esses ingredientes aliados no seu cardápio

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 7 set 2020, 13h30 - Publicado em 9 set 2020, 09h00

Você já deve ter ouvido que evitar picos de insulina – hormônio que favorece os estoques de gordura – é importante para a sua saúde porque diminui o risco de desenvolver o diabetes e também a circunferência abdominal, que estudos ligam a um maior risco de doenças cardíacas. E o que dispara esse processo é o alto consumo de carboidratos, que, no sangue, viram açúcar. Para a nossa sorte, existem alguns alimentos que podem conter rapidamente os níveis do ingrediente doce na corrente sanguínea. Conheça alguns alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue:

1. Espinafre

A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. O alimento também contém boas doses de fibras, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Mas certifique-se de ingerir a quantidade correta de água ao dia, já que o alimento pode causar cálculo renal. “Cerca de 75% de todos os cálculos renais são compostos, principalmente, de oxalato de cálcio, presente em vários alimentos como espinafre, beterraba, cacau em pó, pimenta, sementes oleaginosas e cereais integrais”, afirma Marcella Garcez, médica nutróloga.

2. Abacate

A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento! Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.

3. Ovo

O alimento é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis ​​e vitaminas (B12 e D), como explica a dermatologista tricologista Kédima Nassif. Não por acaso, o ovo é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.

4. Brócolis

brócolis para a saúde
etitarenko/Thinkstock/Getty Images

Existem vários (bons!) motivos para você apostar no vegetal. Ele é uma boa fonte de fibras, que são a chave para a manutenção dos níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. “brócolis possui fibras solúveis que são responsáveis por formar uma mistura de consistência viscosa ao ser digerida, proporcionando uma sensação de saciedade prolongada e que regula a velocidade da passagem do bolo alimentar durante todo o processo de digestão”, explica a nutricionista Bruna Pavão, da Grano Alimentos. Por isso, eles seguram a fome por mais tempo.

5. Amêndoas

Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter estável o açúcar no sangue e ativar a queima de gorduras.

6. Chia

Essa sementinha, originária do México, possui alto valor nutricional e virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. Ela é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro. Não à toa, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia.

7. Lentilha

Rica em proteína, ferro, potássio e fibras, a leguminosa é uma excelente aposta se você deseja deixar o sangue menos doce. Bônus: a lentilha é rica em antioxidantes que protegem a pele e evitam doenças do envelhecimento.

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