O seu smoothie poder ser mais calórico que um Big Mac

Se você nunca deu uma olhadinha no rótulo da sua bebida preferida, melhor ficar atenta. Um estudo mostra que os smoothies ou frapés comprados prontos podem conter mais calorias do que um Big Mac e mais açúcar do que uma garrafa de refrigerante

Uma pesquisa de saúde do programa LiveLighter, financiado pelo governo australiano,  descobriu que nem todos os smoothies e frappés, comercializados prontos em lojas, são boas opções para um cardápio saudável. 

Para você ter uma ideia, entre os produtos levantados no estudo, o ‘Brekkie a Go-Go Super Smoothie’, da Boost Juice, tem 611 calorias – 119 calorias a mais do que um Big Mac (492) e 18 colheres de chá de açúcar. O ‘Protein Supreme Smoothie’, da mesma loja, que promete abundância de nutrição, contém 563 calorias e 12 colheres de chá de açúcar. O ‘Mango Fruzie’, da Gloria Jeans, que diz ser 98% sem gordura, apresenta 31 colheres de chá de açúcar e 513 calorias. Já Smoothie Banana Berry, comercializado pelo McDonald’s com a promessa de ser 99% sem gordura, possui 17 colheres de açúcar.

“As redes de alimentos usam termos como ”97% livre de gordura” ou “sem latícinios” para fazer seus smoothies e frappés parecerem saudáveis, mas com até 31 colheres de chá de açúcar e com muitas calorias, estas bebidas podem realmente fazer mais mal do que bem”, disse o participante do programa LiveLighter, Alison Ginn. “Como refrigerantes e outras bebidas açucaradas, o consumo regular de frappés e smoothies pode contribuir para o ganho de peso e excesso de gordura tóxica, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer”, explica Ginn. “Além disso, o excesso de frutose, proveniente das frutas, estimula a liberação de insulina, o que estimula o organismo a guardar gordura”, alerta Daniela Jobst, nutricionista de São Paulo. 

Se você está indo comprar o seu smoothie preferido, fique de olho nas calorias e nos ingredientes. Para você ter uma ideia, a ingestão diária de calorias recomendada para adultos é de aproximadamente 2077 e a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de apenas 6 colheres de chá de açúcar por dia. 

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