Continua após publicidade

Chocolate faz mal aos dentes? Entenda os impactos na saúde bucal

Para comer chocolate sem afetar sua saúde bucal, um dos cuidados mais importantes é não exagerar, afirma especialista

Por Juliany Rodrigues
27 mar 2024, 15h00

Quando falamos em chocolate, é comum surgir uma dúvida: será que esse doce faz mal aos dentes? De acordo com o Prof. Hugo Lewgoy, doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e consultor científico da Curaden Swiss, o grande problema da guloseima é a sua composição, que, geralmente, é rica em açúcar, um dos principais inimigos da saúde bucal. Entenda mais a seguir!

Chocolate faz mal aos dentes?

“O açúcar é metabolizado pelas bactérias presentes na cavidade oral, que provocam uma acidez bucal e desmineralização do esmalte dental. Como consequência, há um aumento no risco de problemas como cáries e sensibilidade“, explica o profissional.

Muitas pessoas também reclamam de sensibilidade nos dentes após comer chocolate, porém a culpa não é do produto propriamente dito. Na verdade, essa sensação pode surgir após o consumo de qualquer alimento ou bebida com muito açúcar.

“Isso acontece especialmente quando já existe uma perda estrutural, o esmalte dental está comprometido e/ou existe retração gengival e exposição do chamado ‘colo dental’. Normalmente, já existe um quadro de hipersensibilidade dentária ou de cárie ativa”, afirma.

Por terem uma alta concentração de cacau, um ingrediente com uma cor amarronzada, os chocolates mais escuros, como o amargo e ao leite, ainda podem impactar a pigmentação dos dentes. “Esse pigmento pode acabar manchando os dentes, conferindo uma tonalidade mais escura”, ressalta.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, o Prof. Hugo Lewgoy destaca que, se você passou recentemente por um clareamento dental, o ideal é redobrar os cuidados em relação ao consumo da guloseima, uma vez que os resultados do procedimento podem ser afetados.

Como consumir chocolate sem prejudicar a saúde bucal?

Para aproveitar o doce sem colocar em risco os seus dentes, o segredo é não exagerar no consumo, sempre realizar a higiene oral adequada e fazer melhores escolhas.

O cirurgião-dentista recomenda optar pelos chocolates amargos com maiores concentrações de cacau, preferencialmente as opções a partir de 70% e sem adição de sacarose.

“Esse tipo de chocolate é rico em componentes antioxidantes, flavonoides e polifenóis, que podem contribuir para o nosso organismo como um todo”, garante.

Após o consumo da guloseima, incluindo as versões amargas, é indispensável escovar os dentes o mais rápido possível e do jeito certo, para remover os resíduos da superfície dental. Essa medida se faz ainda mais importante para os chocolates que contam com ingredientes grudentos como os caramelos.

Continua após a publicidade

É essencial lembrar que uma escovação realmente eficaz depende de uma escova dental adequada, com uma grande quantidade de cerdas ultramacias.

“Enquanto cerdas muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes e agravar problemas gengivais, a quantidade de cerdas está relacionada à eficácia da escovação: quanto mais cerdas, menor é o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes”, fala.

O profissional também indica o uso de cremes dentais de baixa abrasividade, pois os que são muito agressivos podem acabar comprometendo o esmalte dental, favorecendo a sensibilidade dentária e o surgimento de cáries.

Além disso, para fazer uma higienização bucal ainda mais eficaz, vale a pena apostar nas escovas interdentais. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar“, aponta o especialista.

Por fim, tenha em mente que, ao notar qualquer dor ou incômodo nos dentes, o ideal é procurar a ajuda de um dentista para receber as orientações específicas para o seu caso.

Continua após a publicidade
Publicidade