Continua após publicidade

Esfoliação com açúcar: por que ela faz mal para sua pele

O ingrediente pode provocar problemas em vez de solucioná-los; entenda

Por Juliana Vaz
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 8 ago 2023, 11h02
dermaplaning
O dermaplaning é uma esfoliação da pele feita com um bisturi (Polina Kovaleva / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

A esfoliação tem um papel importante na rotina de cuidados da pele. O processo ajuda a se livrar das células mortas da pele e a limpar os poros, reduzindo a aparência dos cravos e ajudando no processo de renovação das células da pele. 

Porém, há tipos de produtos mais adequados para realizar esse processo, que se não for feito adequadamente, pode provocar problemas em vez de solucioná-los.

Um erro comum é concluir que receitas caseiras, usando açúcar ou café, são melhores que os produtos manufaturados, por serem naturais.

Na verdade, é o contrário: o açúcar, por exemplo, pode ser utilizado no corpo, mas deve ser evitado no rosto. “As partículas do açúcar e do café não são tão esféricas e sim, mais irregulares e ásperas. Existem receitas caseiras mais suaves, como com farelo de aveia por exemplo, que são mais seguras, ou mesmo, esfoliantes prontos de marcas naturais e com composição limpa, contendo ingredientes que agregam ainda mais benefícios para a pele”, alerta a dermatologista Luiza Archer (@draluizaarcher), do Rio de Janeiro.

Além disso, os benefícios da esfoliação não são os mesmos para todos os tipos de pele. “Peles sensíveis, com rosácea, ou alguma lesão ativa no local, como dermatites, por exemplo, não devem ser esfoliadas”

EFEITOS COLATERAIS DA ESFOLIAÇÃO COM AÇÚCAR NO ROSTO

Esfoliante de açúcar consiste em massagear esses grânulos em sua pele para remover detritos e células mortas da pele. Mas, como a dermatologista explica acima, os grãos são extremamente abrasivos e podem provocar: 

Continua após a publicidade
  • irritação
  • vermelhidão
  • secura
  • arranhões e feridas

Esses efeitos colaterais se aplicam não apenas a esfoliantes de açúcar de marcas manufaturadas, mas principalmente receitas caseiras – não importa que seja açúcar branco e mascavo. Como regra geral, os cristais de açúcar devem ser totalmente evitados no rosto.

ESFOLIANTES SEGUROS PARA O ROSTO

Existem formulações mais suaves desenvolvidas especificamente para o rosto, com partículas pequenas, do tamanho certo para limpar e não agredir a pele. Antes de usar um novo produto, teste uma pequena quantidade de um novo esfoliante facial no braço primeiro – se for muito duro para o corpo, é muito abrasivo para o rosto.

Outra abordagem é considerar ingredientes que ajudam a esfoliar a pele sem o uso de partículas ásperas. “AHAs e BHAs, são os alfa hidroxiácidos (mandélico, glicólico e láctico, por exemplo) e os beta hidroxiácidos (salicílico, por exemplo) que são ácidos capazes de fazer uma esfoliação química da pele, sendo o ácido salicílico mais potente e, portanto, com maior potencial agressivo do que os demais”, explica Luiza.

Continua após a publicidade

Na dúvida, converse com um especialista sobre as alternativas.

  • Alfa-hidroxiácidos (AHAs)

Os AHAs, incluindo os ácidos cítrico, láctico e glicólico, removem as células superficiais da pele para ajudar a melhorar a aparência e a sensação da pele. Em vez de partículas abrasivas, os produtos com esses ácidos dissolvem as células mortas da pele.

  • Beta hidroxiácidos (BHAs)
Continua após a publicidade

Talvez o BHA mais conhecido seja o ácido salicílico, que funciona dissolvendo as células mortas da pele em seus poros. O ácido salicílico está amplamente disponível em tônicos e sabonetes. Use apenas um produto contendo ácido salicílico por vez para evitar irritação e descamação.

  • Esfoliantes mecânicos

Esfoliantes mecânicos podem ser usados para aprimorar a limpeza facial diária e são especialmente úteis se você tiver pele oleosa ou mista. Escovas de limpeza projetadas especificamente para o seu rosto, como as da Foreo. A chave é usá-las fazendo círculos no rosto, suavemente, sem esfregar.

Independentemente do esfoliante que você escolher, é importante aplicar um hidratante adequado ao seu tipo de pele para evitar que o rosto resseque e evite esfoliar mais de uma ou duas vezes por semana ou você pode danificar sua pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.