10 beneficios da água com limão

Profissionais explicam se as vantagens indicadas por influenciadores são verdadeiras

Por Larissa Serpa Atualizado em 12 abr 2021, 16h41 - Publicado em 13 abr 2021, 09h00

Você já deve ter visto por aí alguma celebridade ou influenciador indicar como segredo para ajudar na saúde a ingestão de água com limão — normalmente se manhã, ainda de jejum. Mas será que a mistura realmente é tão benéfica como dizem? Falamos com profissionais da área para esclarecer as dúvidas.

Água com limão na perda de peso

Já de cara, a nutricionista Nathali Loyola avisa: “Isso é mito, o limão não interfere na perda de peso.” Mas isso não significa que a mistura não seja benéfica em outros pontos, como ela aponta. “O  limão possui nutrientes ótimos para nossa saúde, como a vitamina C, além de ter o pH ácido, o que ajuda o organismo.”

Uma questão de pH

O pH ácido é o mais baixo na escala. Quanto mais alto esse número, mais alcalino (ou básico) um produto ou alimento, como mostra a escala abaixo.

água com limão
Escala de pH e onde fica alguns ingredientes | elenabs/Getty Images

“Quando o pH do corpo está mais ácido, o organismo é desequilibrado, acumulando mais toxinas e causando sintomas como azia, arrotos, flatulências, entre outros”, explica Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

Mas, apesar do limão ter naturalmente um pH de nível 2, quando ele se encontra com o pH ácido do organismo, ocorre uma reação que deixa o sistema orgânico mais alcalino, como explica Nathali. “Mantendo o pH alcalino, as células liberam as toxinas com mais facilidade, melhorando esse sintomas. Além disso, algumas doenças se desenvolvem em pH ácido, e alcalinizando, se previne doenças e inflamações”, Débora continua.

Como devo ingerir

  • Melhor horário

É uma dica de Nathali. “Comece o dia tomando um copo de água com algumas gotas de limão para deixar o organismo mais alcalino, o que já prepara o corpo para aproveitar melhor os nutrientes que for ingerir durante o dia.”

  • Temperatura

Não existe nenhuma comprovação cientifica de que o consumo de água morna com limão melhora a absorção dos nutrientes ou diminua a glicemia, como se acredita.

Quando evitar

Nathali explica que não existem malefícios no consumo do limão. “Mas algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter dores de cabeça, queixas gástricas. Caso tenha esses sintomas, suspenda o consumo e procure um profissional para auxiliar.”

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como consumir e os mitos por trás da mistura, vamos te contar as vantagens dessa ingestão.

Benefícios de tomar água com limão

1 – Melhora o sistema imunológico

“Limão é rico em vitamina C, que pode auxiliar no sistema imunológico e combate ao estresse”, diz Nathali. Ela protege as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções.

Continua após a publicidade

2 – Reduz o pH sanguíneo

Alguns estudos do químico sueco Svant Arrhen comprovam que ingerir líquidos que deixam o sangue mais alcalino é capaz de acelerar o sistema metabólico e contribuir para a longevidade.

3 – Ajuda na saciedade

“O limão é rico em pectina, uma fibra que ajuda na saciedade, e assim controla a fome e o exagero nas refeições”, esclarece Débora.

4 – Protege o fígado

O ácido cítrico presente no limão protege a função hepática e, com isso, ajuda a eliminar as toxinas do corpo. “Mas isso aliado com a alimentação adequada e equilibrada, claro”, diz Débora.

5 – Tem poder anti-inflamatório

O limão possui flavonóide e hesperidina, que são anti-inflamatórios. Ingerir água com limão, consequentemente, pode ajudar inflamações no geral e, segundo Débora, pode ajudar a reduzir a dor e inflamação nas articulações em casos de gota.

6 – Melhora a digestão

O suco do limão estimula a produção de enzimas digestivas no estômago e também no fígado, facilitando a quebra de gorduras pelo organismo.

7 – Aumenta absorção do ferro

O ferro é um importante nutriente para nosso organismo e auxilia no equilíbrio do sangue, além de ajudar a diminuir os riscos de anemia, causada por sua deficiência.

8 – Ajuda a prevenir contra envelhecimento precoce

“A água com limão é fonte de antioxidantes que previnem os danos dos radicais livres, e assim ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro da pele”, diz Débora.

9 – Combate pedra nos rins

A misturinha é também um diurético, ou seja, ela aumenta o volume de urina e ajuda a combater pedras nos ruins.

10 – previne doenças cardiovasculares

Segundo Débora, a água com limão também ajuda a limpar e evitar depósitos de cálcio que normalmente acumulam-se nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares.

 

Continua após a publicidade
Publicidade