5 benefícios da aveia

Fonte de fibras, proteínas e carboidratos, a aveia deveria ser incluída na sua rotina

Por Amanda Ventorin Atualizado em 5 Maio 2022, 09h39 - Publicado em 10 Maio 2022, 10h00

Cultivada especialmente em países como EUA, Canadá e Rússia, a aveia é um cereal que possui diversos benefícios para a saúde por ser um grão integral. Isso quer dizer que toda sua composição – incluindo a camada de farelo (que é rica em fibras e vitaminas do complexo B), o germe (que é cheio de gorduras saudáveis ​​e vitamina E) e o endosperma (que contém carboidratos e proteínas) – continua intacta mesmo após ser processada, de acordo com o Whole Grains Council, grupo norteamericano de defesa do consumidor sem fins lucrativos que trabalha para aumentar o consumo de grãos integrais para melhorar a saúde.

O cereal é conhecido pelo seu alto teor de fibras (que diminuem a absorção do colesteral, gorduras e açúcares, causando a sensação de saciedade), mas esse não é seu único benefício. Ela também oferece carboidratos energizantes e antioxidantes, que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres e é uma ótima fonte de proteína, em comparação a outros cereais como quinoa e cevada, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o departamento, 1/2 xícara de aveia em flocos possui:

  • 150 calorias
  • 5 gramas de proteína
  • 2,5 gramas de gordura
  • 28 gramas de carboidratos
  • 4 gramas de fibra
  • 0 gramas de açúcar

 

5 BENEFÍCIOS DA AVEIA 

1

AJUDA A REGULAR O INTESTINO 

Em 1/2 xícara de aveia em flocos é possível obter 4 gramas de fibras (14% da ingestão dietética recomendada). No grão são encontrados dois tipos de fibra: solúvel (que se dissolve em água) e fibra insolúvel (que não se dissolve em água). A fibra insolúvel, em particular, aumenta o peso e o tamanho do seu cocô e promove o movimento do mesmo através do trato digestivo, ajudando a reduzir as chances de constipação (e o tempo que você passa no banheiro).

2

REDUZ O COLESTEROL 

A fibra solúvel encontrada na aveia é rica em beta-glucanos, conhecida por suas propriedades de redução do colesterol, segundo pesquisa publicada em Nutrition Reviews, biblioteca nacional de medicina nos Estados Unidos. Especificamente, os beta-glucanos criam um material semelhante a gel que pode ajudar a eliminar o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (também conhecido como LDL ou “ruim”) do corpo. 

Pesquisas mostram que consumir, no mínimo, 3 gramas de aveia diariamente pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol tanto em pessoas normais como aqueles que já sofrem de colesterol alto, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, acordo com os dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Continua após a publicidade

3

TE DEIXA MAIS SATISFEITO 

28 gramas de carboidratos são encontrados em 1/2 xícara de aveia: O macronutriente é decomposto em glicose pelo corpo, que é a principal fonte de energia para as células, tecidos e órgão, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina.

Além disso, a fibra da aveia ajuda a retardar a digestão e causa um aumento mais lento e gradual do açúcar no sangue, de acordo com a Harvard School of Public Health. Mas apesar de se sentir mais saciado por mais tempo,  você pode não experimentar um pico tão grande de açúcar no sangue – ou uma queda de energia mais tarde, de acordo com a Cleveland Clinic.

4

AJUDA A CONSTRUIR E REPARAR O MÚSCULO 

Apesar de não ser a primeira coisa que se pensa quando o assunto é proteína, uma porção de meia xícara fornece 5 gramas do macronutriente (quase 11% da recomendação), que ajuda a construir e reparar células, tecidos e músculos, garantindo seu crescimento e desenvolvimento adequado. 

Porém, nada de trocar sua fonte de proteína pela aveia, pois a mesma é incompleta. Um artigo publicado pela Universidade de Harvard mostrou que apesar de benéfica, um ou mais aminoácidos essenciais necessários para produzir novas proteínas no organismo não está presente no cereal.

5

PREVINE DANOS DOS RADICAIS LIVRES

Além das vitaminas e minerais que você veria listados no rótulo de informações nutricionais da aveia, o grão integral possui uma variedade de fitoquímicos – compostos benéficos encontrados na maioria dos tecidos vegetais. Na aveia, em particular, esses compostos são encontrados principalmente na camada de farelo do grão e têm um alto nível de atividade antioxidante, de acordo com a pesquisa do Journal of Food Science and Technology . 

Esse antioxidante (substâncias químicas que neutralizam os radicais livres nocivos, moléculas instáveis ​​que causam estresse oxidativo, que pode desencadear danos celulares, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde)  é capaz de conter o estresse oxidativo, pois acredita-se que desempenhe um papel no desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e outras condições de saúde, de acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health (NIH). 

 

Continua após a publicidade

Publicidade