Como a água com gás contribui para emagrecer, segundo pesquisa do Japão
Entenda como a bebida poderia ajudar quem busca alternativas que contribuam com a perda de peso

Muitas pessoas têm o hábito de tomar água com gás como uma alternativa para bebidas como sucos, refrigerantes ou drinks, por exemplo – atitude que pode contribuir com o emagrecimento, já que a água não possui calorias como as outras opções. No entanto, uma recente pesquisa concluiu que a água gaseificada pode, de fato, ter um impacto positivo na perda de peso.
A descoberta foi feita após cientistas do Hospital Tesseikai de Neurocirurgia, no Japão, começarem a explorar os possíveis benefícios e desvantagens desse tipo de bebida para a saúde. E é claro que, assim que divulgada, a notícia tomou conta das redes sociais.
Obviamente a água gaseificada não é uma bebida milagrosa. Contudo, os pesquisadores concluíram que ela pode sim oferecer efeitos positivos para quem busca novas opções para adicionar à dieta.
Afinal, água com gás ajuda a emagrecer?
De acordo com o relatório publicado na revista científica BMJ Nutrition, Prevention & Health, o consumo da água com gás pode auxiliar indiretamente na perda de peso.
O estudo aponta que, ao ingerirmos a bebida, o CO₂ presente na composição bebida estimula a quebra de glicose e o aumento da absorção desse açúcar pelas hemácias, processos que podem contribuir com o funcionamento do metabolismo do corpo e com a redução dos níveis de glicose no sangue.
Além disso, o CO₂ também torna o sangue mais alcalino, fazendo com que a água com gás aja como uma espécie de antiácido, capaz de diminuir a azia e oferecer uma sensação de saciedade – o que ajuda no autocontrole entre as refeições.
Resultados ainda inconclusivos
Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, os efeitos desse mecanismo são mínimos e que o consumo da água com gás, sozinho, não é capaz de gerar um impacto significativo na perda de peso.
Akira Takahashi, autor do estudo e membro do Centro de Diálise do Hospital Tesseikai de Neurocirurgia, no Japão, ressalta que são necessários mais estudos, especialmente com monitoramento contínuo de glicose, para confirmar os efeitos do consumo de água com gás.
Ainda assim, os efeitos da bebida são sim positivos. Os benefícios, inclusive, foram comparados pelos estudiosos aos efeitos da hemodiálise (processo que ajuda a filtrar o sangue) em pacientes com doenças renais.
Por fim, o relatório conclui que a água com gás, por si só, não deve ser considerada uma estratégia para emagrecimento. Diante disso, os cientistas japoneses afirmam que a perda de peso eficaz ainda depende de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos.