Alimentação certa ajuda a recuperar olfato e paladar perdidos com Covid-19

Veja o que comer para ter uma recuperação mais rápida

Por Larissa Serpa Atualizado em 5 jun 2021, 10h17 - Publicado em 7 jun 2021, 09h00

Para aquelas que, felizmente, estão se recuperando de Covid-19 em casa, uma nutrição adequada pode facilitar o período. Quem dá a dica é a nutricionista Tayse Correa (@taysecorreanutri), parceira da FIT FOOD (@fitfood.brasil).

Uma das chaves está no bom funcionamento das mitocôndrias. Já ouviu falar delas? São estruturas que estão dentro das células e são responsáveis por mais de 90% da energia necessária para a atividade celular. No entanto, além de gerar energia, também estão na linha de defesa contra a infecção do coronavírus em nível celular.

“Um profissional de Nutrição pode indicar suplementos apropriados para reforçar o funcionamento do corpo”, explica a especialista. “Hoje, algumas das opções são por exemplo a coenzima Q10, complexo B, D-ribose, L carnitina, PQQ e e creatina. Com um suporte nutricional, é possível amenizar sintomas mais comuns como a perda de apetite, alterações do paladar, perda do olfato, cansaço, fadiga, aumento de muco, congestão nasal e dores de cabeça.”

Ela elenca o que fazer em cada caso: 

Falta de apetite:

Prefira alimentos amolecidos, úmidos e cozidos para facilitar a recuperação do paladar e digestão. Não abuse da quantidade de sal. Invista em ervas como manjericão, hortelã e salsa para estimular as papilas gustativas. “Uma dica é fazer smoothie com proteína (whey ou proteína vegetal) e frutas. A bebida ajuda a manter o aporte proteico durante essa fase”;

Reabilitação olfativa: 

Diariamente, inale diferentes odores pelo menos duas vezes ao dia. Faça esse exercício de inalações curtas de mais ou menos de 20 segundos cada. “Separe em alguns potinhos óleos essenciais, café, canela, alho, curry. Evite itens alcoólicos e ácidos para inalar”;

Redução da secreção nasal: 

Faça compressas com óleos essenciais de hortelã-pimenta ou eucalipto. “Recomendo também fazer uma limpeza nasal com soro fisiológico todos os dias pela manhã.”

Também vale a pena não descuidar da hidratação. Manter o corpo hidratado é fundamental para conter os sintomas e trazer alívio. “Além de caprichar na água, beba chás de gengibre, hortelã, capim-limão, tulsi e chá verde.”

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