Por que você deveria incluir a batata-doce no pré e no pós-treino

Carboidrato é muito amado por atletas e nutricionistas esportivos por bons motivos

Por Giovana Santos Atualizado em 9 Maio 2022, 18h21 - Publicado em 7 jun 2022, 09h20

O lanche pré-treino é importante porque te ajuda a garantir energia para o esforço físico que virá a seguir. Já a refeição pós-treino, por outro lado, vai fornecer nutrientes necessários para a recuperação do corpo — e para a construção muscular, se esse for o seu objetivo. Por isso, vale a pena reservar um tempinho para prepará-los. E você sabia que é possível (e muito benéfico) incluir a batata-doce nos dois? Entenda o por quê:

BENEFÍCIOS DA BATATA-DOCE

Ela é uma verdadeira bomba de micronutrientes: rica em vitaminas A, B, C, E e K, e em minerais como ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês. Além disso, possui baixa/média densidade calórica: 100g do alimento concentram cerca de 80 calorias.

Mas não acaba aí. “Possui também antocianinas, que ajudam a combater o estresse oxidativo induzido pela glicose. Assim como as suas fibras aumentam a saciedade, contribuindo para o emagrecimento”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

Já as vitaminas A e C são aliadas do fortalecimento do sistema imunológico, enquanto o betacaroteno, da visão. Por fim, graças aos minerais, ela também agrega benefícios para a pressão arterial.

Continua após a publicidade

O único cuidado deve ser tomado por pessoas com histórico de doenças renais. “Carrega oxalatos, que podem se acumular em diversas partes do corpo na forma de cristais, sendo mais comum nas articulações e nos rins”, diz a especialista.

POR QUE ANTES DO TREINO?

“Por ser um carboidrato de lenta absorção, ela vai sendo metabolizada [digerida] gradualmente, evitando picos de glicemia [açúcar no sangue]. Ao passo que fornece energia”, diz Dayse. Ela recomenda cozida ou em chips, com pouca ou nenhuma gordura.

POR QUE DEPOIS DO TREINO?

“Apesar de muitos preferirem um carboidrato de rápida absorção para a recuperação mais veloz do corpo fatigado no treino, há os que consomem a batata-doce antes e depois das atividades físicas”, explica a nutricionista.

O preparo pós-treino pode ser variado (purê, cozida, assada, ensopada, na forma de biscoitos e bolos…), e a profissional recomenda combinar com alguma fonte de proteína.

Continua após a publicidade

Publicidade