Conheça a beterraba Chioggia, aliada contra a anemia e a prisão do ventre

Originalmente cultivada na cidade italiana de mesmo nome, essa beterraba é riquíssima em ferro e vitamina C

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 3 fev 2022, 08h00
beterraba chioggia
 (Eva Elijas / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Dentre tantos legumes e verduras disponíveis nos mercados e nas feiras, você já pensou em experimentar a beterraba Chioggia? Ah, você não conhece? Então, fique tranquila, vamos explicar tudo sobre essa raiz altamente nutritiva. 

O QUE É BETERRABA CHIOGGIA? 

Ao contrário da beterraba comum, a Chioggia tem esse nome por conta da cidade italiana, próxima à Veneza, onde foi originalmente cultivada. O que chama atenção, assim como na beterraba tradicional, é a pele cor-de-rosa e fúcsia, mas o seu interior é que denota a diferença: é de uma cor vibrante com listras brancas. O sabor também varia, a Chioggia é mais doce que a variante comum e, por isso, vai muito bem com frutas, sopas e saladas. 

Isso, claro, sem contar no seu valor nutritivo: possui proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, potássio, fósforo, cálcio, sódio, ferro, zinco e manganês, além de ser muito rica em ferro e vitamina C, o que potencializa a sua ação antioxidante. 

É por isso, inclusive, que essa beterraba é bastante utilizada no combate à algumas doenças, principalmente a anemia. Para saber como isso acontece, conversamos com a nutricionista Vanessa de Sá, da Raízs, um supermercado online especializado na venda de produtos orgânicos. 

ANEMIA

“A Beterraba Chioggia combate a anemia, pois é rica em e ferro, e, além disso, ainda contém elevado nível de vitamina C”, explica. “Esse tipo de vitamina potencializa a absorção do ferro e faz com que os anêmicos consigam reter o máximo desse nutriente, ou seja, um alimento perfeito para quem sofre desse mal.”

PERDA EXCESSIVA DE LÍQUIDOS

“Para a perda excessiva de líquidos, essa beterraba ‘diferentona’ também é muito eficaz, já que possui potássio, que é essencial para o funcionamento correto do organismo”, explica. 

Continua após a publicidade

PROBLEMAS NO BAÇO E FÍGADO

“Esse tipo de beterraba também combate problemas no baço e fígado, pois auxilia na desintoxicação do segundo órgão, eliminando toxinas e excesso de hormônios”, continua.

PRISÃO DE VENTRE

“É rica em fibras e é muito indicada para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Além disso, o alimento também atua no sistema circulatório, auxiliando no combate a doenças cardíacas”, diz. “Tudo isso torna os efeitos favoráveis na evacuação, o que pode auxiliar na prevenção da constipação e na redução dos níveis de colesterol.”

RECEITA: SMOOTHIE COM BETERRABA CHIOGGIA

Ficou interessada? Então, anota aí: colocamos abaixo uma receita de smoothie muito saboroso e refrescante para você aproveitar tudo o que essa versão da beterraba tem a oferecer: 

Ingredientes:

Continua após a publicidade
  • 1 xícara de melancia picada
  • 5 mirtilos
  • 1 rodela de beterraba Chioggia
  • 1 colher de sopa de maca peruana
  • 1 colher de chá de pimenta rosa
  • 1 lasca de gengibre
  • 300 ml de água de coco 

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma, de preferência, no momento do preparo para aproveitar o máximo de nutrientes.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.