Continua após publicidade

Canja de galinha melhora gripe: afinal, a dica de avó realmente funciona?

Mesmo sendo uma dica antiga, muita gente ainda não sabe se, de fato, a canja de galinha melhora a gripe. Veja o que diz uma profissional!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 23 jun 2023, 10h09 - Publicado em 23 jun 2023, 10h08

É difícil encontrar quem nunca tenha ouvido da avó – ou alguma pessoa mais velha – que comer uma canja de galinha melhora a gripe ou resfriado, especialmente após a chegada do inverno.

Fato é que, mesmo com essa dica sendo disseminada há décadas e passando de geração para geração nas famílias, muita gente não faz nem ideia do motivo pelo qual essa receita é a queridinha quando se fala na indisposição e mal estar causados por esses problemas de saúde.

Afinal, comer canja de galinha melhora gripe? Veja o que diz Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida Science Hub.

Então, canja de galinha melhora gripe ou não?

De acordo com Priscila, a canja de galinha, assim como alguns outros caldos, é rica em proteínas animais, carboidratos de qualidade e lipídeos de qualidade (gorduras monoinsaturadas, por exemplo), e vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina E, ferro, zinco, entre outros.

Continua após a publicidade

Dessa forma, considerando uma canja mais tradicional, composta por frango, arroz, agrião, cenoura e azeite, a receita constitui uma refeição completa e rica em bons nutrientes.

“Não é a canja em si que cura resfriados ou outras doenças, mas a boa nutrição, de maneira contínua e crônica”, esclarece a profissional.

Para que a alimentação tenha um efeito positivo, contudo, ela também precisa ser associada a um estilo de vida saudável. Assim, juntos, eles são capazes de promover o aumento da imunidade e, consequentemente, combater as gripes e resfriados típicos do inverno.

Continua após a publicidade
Publicidade