Continua após publicidade

Como deixar a ceia mais proteica e menos calórica?

Aproveite os pratos típicos da data comemorativa sem comprometer a sua dieta

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 22 dez 2022, 13h47 - Publicado em 22 dez 2022, 13h45

Na hora de aproveitar as delícias que fazem parte da ceia de Natal, muitas pessoas têm medo de ganhar peso, pois, geralmente, os pratos costumam ter ingredientes calóricos.

Entretanto, saiba que você consegue saborear as receitas desta época sem ganhar quilinhos a mais. A dica é fazer um cardápio com carnes magras e alimentos que ajudem na digestão.

Ana Luisa Vilela, nutróloga especialista em emagrecimento, conta como não perder o sabor sem ganhar calorias. ”O ideal é utilizar alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a sensação de saciedade”, diz.

Então, para compor uma ceia proteica e bem menos calórica, vale utilizar carnes de todos os tipos, como aves e peixes, grãos (feijão, grão de bico, soja, amendoim), ovos e leite e derivados.

O protagonista da festa, o peru, não precisa ficar de fora de uma ceia saudável, é só não abusar na hora de temperar. Ele possui apenas 5% de gordura e 20% de proteína.

”Sem condimentos artificiais, pode apostar no alho, cebola e pimenta. O alho é um ótimo fortalecedor do sistema imunológico, além de ter ação diurética, ser um favorecedor da secreção biliar e ser amigo do coração”, pontua a nutróloga.

Continua após a publicidade

”Regar o prato com azeite ajuda a umidificar a carne e ainda lubrifica o intestino. Também tem um papel cardiovascular importante”, acrescenta.

Transforme as sobremesas

Close up Frutas Secas
(Naim Benjelloun/Pexels)

Para reduzir ainda mais as calorias da sua ceia, substitua as frutas secas, típicas do Natal, por frutas frescas, que são mais leves, saudáveis e podem fazer a diferença no balanço final.

”A ameixa seca, por exemplo — que tem 200 calorias em cada 100 gramas, pode ser trocada pela ameixa fresca – apenas 13 calorias cada uma. Mas, se a ideia é comer as frutas secas mesmo, troque pelas menos calóricas. Atradicional uva passa, com 300 calorias em apenas 100gr, pode ser substituída pelo damasco seco, 100 calorias pela mesma quantidade”, diz a nutróloga.

Continua após a publicidade

Tenha cuidado com o álcool

Pessoas brindando com bebida alcoólica
(cottonbro studio/Pexels)

Não exagere na bebida alcoólica quando for brindar as festas. O segredo é consumir no máximo uma dose. Meia taça de champagne, por exemplo, tem em média 50 calorias.

Receitas light

Existem versões light de pratos típicos da data comemorativa. Por exemplo, é possível preparar o arroz, a farofa, o tender e até mesmo a rabanada de um jeito mais saudável. Para isso, se atente ao modo de preparo e à escolha dos ingredientes.

Continua após a publicidade
Publicidade