Continua após publicidade

Descubra os benefícios do chá de camomila para o estresse e ansiedade

Entenda as diferenças entre preparar o chá de camomila com flores secas e sachês

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 1 ago 2024, 09h18 - Publicado em 31 jul 2024, 18h00
Os benefícios do chá de camomila para a saúde
Entenda por que o chá de camomila pode combater estresse e ansiedade | (8photo/Freepik)
Continua após publicidade

Nativa da Europa e da Ásia Ocidental, a camomila é uma planta herbácea da família Asteraceae. Ela é amplamente utilizada para fins terapêuticos, sendo que os seus benefícios à saúde são extraídos principalmente das flores.

O chá de camomila possui diversas propriedades comprovadas cientificamente, agindo como um poderoso antioxidante, antibacteriano, analgésico, antiespasmódico, sedativo e ansiolítico. Além disso, a bebida favorece a digestão, reduzindo náuseas e gases.

A seguir, as nutricionistas Maria Fernanda Gonzalez, graduada pelo Centro Universitário São Camilo, e Carmem Camiran , que também é empresária e comunicadora, revelam as vantagens do consumo de chá de camomila. Conheça!

Benefícios do chá de camomila

1

Alivia o estresse e a ansiedade

De acordo com Carmem, pesquisas apontam que a apigenina, um flavonoide presente na camomila, se liga a receptores no cérebro envolvidos na regulação da ansiedade.

“O consumo regular do chá ainda tem sido associado a uma diminuição dos níveis de cortisol, hormônio do estresse”, completa Maria Fernanda.

2

Melhora o sono

Especialmente por ser fonte de apigenina, um flavonoide, a camomila apresenta um efeito sedativo leve que pode contribuir para o relaxamento do corpo e a indução do sono.

Continua após a publicidade

“Estudos demonstram que a apigenina pode reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, tornando o chá de camomila uma escolha popular para lidar com a insônia”, comenta Camiran.

3

Combate cólicas menstruais

Devido às propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o chá de camomila pode ser um grande aliado para combater as cólicas menstruais.

“Os flavonoides e a glicina da camomila podem aliviar os espasmos nos músculos uterinos e diminuir a produção de prostaglandinas, compostos que dão dor e inflamação”, diz Gonzalez.

Continua após a publicidade
4

Ajuda a saúde da pele

O chá de camomila pode diminuir inflamações e irritações e combater os danos causados por radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

“Quando aplicada topicamente, ainda colabora para a cicatrização de feridas e para o alívio de condições como eczema e dermatite“, revela a empresária.

“Mas atenção: o chá por si só não faz milagres na saúde, a alimentação como um todo precisa ser balanceada“, alerta Carmem.

Continua após a publicidade
5

Cuida do sistema cardiovascular

“Há evidências científicas que apontam que o consumo regular da camomila pode favorecer a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, assim como a melhora da função endotelial, colaborando para a saúde do coração”, garante Gonzalez.

Vale lembrar que os compostos bioativos da planta podem diminuir a inflamação, o estresse oxidativo, a ansiedade e o excesso de tensão, fatores que impactam negativamente o sistema cardiovascular.

6

Contribui para a digestão

“A camomila também é famosa por ajudar na melhora de problemas digestivos, por exemplo, indigestão, náusea e gases”, conta a comunicadora.

Como preparar o chá de camomila?

Para preparar o chá de camomila, o primeiro passo é ferver a água (aproximadamente 240ml). Em seguida, coloque uma colher de sopa das flores ou utilize um sachê pronto. Espere a infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, se quiser, coe as flores.

“O consumo seguro do chá de camomila não deve ultrapassar a quantidade de 1 a 3 xícaras por dia. Exagerar nessa bebida pode provocar náuseas, vômitos e sonolência. Em alguns casos, podem ocorrer interações medicamentosas. Por isso, é sempre aconselhável consultar um profissional antes de incorporar algo na rotina diária”, orienta Gonzalez.

Qual a diferença entre as flores secas e os sachês?

Segundo a nutricionista Carmem, geralmente, as flores secas proporcionam um sabor mais rico e uma maior concentração de compostos benéficos à saúde. “Uma outra vantagem é que você consegue controlar a quantidade e a qualidade do ingrediente que está utilizando no seu chá”, ressalta ela.

Continua após a publicidade

Os sachês são opções mais práticas e rápidas, porém podem apresentar uma qualidade variada e uma menor concentração dos princípios ativos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.