Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Qual a importância de uma boa alimentação?

Por Dra. Camila Ciancio
23 jul 2024, 08h00
importância de uma boa alimentação
Veja os benefícios de manter uma dieta equilibrada | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Uma boa alimentação traz benefícios físicos, mentais e emocionais. Alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis protegem o coração, regulam os níveis de açúcar no sangue e ajudam a manter um peso saudável. Isso previne tanto a obesidade quanto doenças associadas, como infarto, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Além disso, nutrientes como ômega-3, vitaminas do complexo B e antioxidantes melhoram o humor, reduzem sintomas de depressão e ansiedade, aumentam os níveis de energia e a concentração.

Já os alimentos ricos em triptofano, como nozes, banana e ovo, ajudam a promover um sono reparador, que é fundamental para uma boa saúde.

O que é uma boa alimentação?

A boa alimentação pela ciência moderna é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o corpo funcionar de maneira adequada.

Continua após a publicidade

Isso inclui uma combinação equilibrada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), obtidos através de uma variedade de alimentos frescos e minimamente processados.

Nesse sentido, a alimentação deve ser balanceada, variada e moderada, evitando excessos e promovendo bem-estar.

Como ter uma boa alimentação?

Para manter uma boa alimentação, é essencial alinhar a sua rotina com um planejamento das refeições. Deve-se pensar em uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas e gorduras saudáveis. O passo seguinte é programar o preparo das refeições principais.

Continua após a publicidade

Cozinhar em casa é a melhor escolha, mas para aqueles que comem fora, as opções mais saudáveis são os restaurantes com comidas caseiras, que oferecem alimentos grelhados, assados ou cozinhados no vapor e pouco gordurosos.

Ao longo do dia, deve-se manter uma boa hidratação e, nos intervalos entre as refeições, evitar alimentos ultraprocessados ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio.

Respondido por:

Dra. Camila Ciancio, nutróloga. Instagram: @dracamilaciancio

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.