Chá mate: benefícios e informações nutricionais da bebida
Confira também como preparar a bebida pra colher os benefícios
O chá mate é feito com folhas e galhos da planta erva-mate, popular não só aqui mas também na Argentina, Uruguai e outros países da América do Sul onde a planta ocorre nativamente.
Assim como o café e outros chás, a erva-mate estimula o sistema nervoso e é mais comumente consumida como estimulante de energia.
A planta faz parte da família do azevinho e produz uma bebida forte e amarga semelhante ao chá verde. Também é conhecida como um remédio natural para:
- Fadiga;
- Depressão;
- Controle de peso;
- Dores de cabeça crônicas
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DO CHÁ MATE
Uma xícara de erva-mate contém:
- Calorias: 15
- Proteína: 0,5 gramas
- Gordura: 0 gramas
- Carboidratos: 3 gramas
- Fibra: 0 gramas
- Açúcar: 0,0 gramas
Também é uma boa fonte de:
- Antioxidantes
- Magnésio
- Vitamina C
- Zinco
BENEFÍCIOS DO CHÁ MATE
1Pode aumentar a energia e melhorar o foco mental
Com 80 miligramas (mg) de cafeína por xícara, a erva-mate contém aproximadamente a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café.
Portanto, tal como qualquer outro alimento ou bebida com cafeína, pode aumentar os seus níveis de energia e fazer com que se sinta menos cansado.
A cafeína também pode afetar os níveis de certas moléculas sinalizadoras no cérebro, tornando-a particularmente benéfica para o seu foco mental.
Pode melhorar o desempenho físico
A cafeína também é conhecida por melhorar as contrações musculares, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho esportivo em até 5%, de acordo com alguns estudos mais antigos.
Como a erva-mate contém uma quantidade moderada de cafeína, quem a bebe pode esperar benefícios semelhantes no desempenho físico.
Na verdade, em um estudo de 2014, aqueles que receberam uma cápsula de 1 grama (g) de folhas de erva-mate moída logo antes do exercício queimaram 24% mais gordura durante exercícios de intensidade moderada.
3Pode proteger contra infecções
A erva-mate pode ajudar a prevenir infecções por bactérias, parasitas e fungos.
Alguns estudos mais antigos em tubo de ensaio descobriram que uma alta dose de extrato de erva-mate desativava a E. coli, uma bactéria que causa sintomas de intoxicação alimentar, como cólicas estomacais e diarréia.
Pode ajudá-lo a perder peso e gordura abdominal
Segundo algumas pesquisas, o chá mate parece diminuir o número total de células de gordura e reduzir a quantidade de gordura que elas retêm.
Além disso, num estudo de 2015 em pessoas com excesso de peso, aqueles que receberam 3g de erva-mate em pó por dia ao longo de 12 semanas perderam em média 700g. Eles também reduziram a relação cintura-quadril em 2%, o que indica perda de gordura da barriga.
Reduz os níveis de açúcar no sangue
Um estudo em animais descobriu que o chá poderia até melhorar a sinalização da insulina. Também pode reduzir a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs), que estão envolvidos no desenvolvimento e agravamento de muitas condições, incluindo diabetes.
6Pode diminuir o risco de doenças cardíacas
A erva-mate contém compostos antioxidantes, como derivados de cafeoíla e polifenóis, que podem proteger contra doenças cardíacas.
O chá parece ainda reduzir os níveis de colesterol.
COMO PREPARAR CHÁ MATE
A erva-mate é tradicionalmente servida no chimarão.
Para preparar, preencha o terço inferior da cabaça com folhas secas ou torradas da erva-mate antes de adicionar água quente.
Se você não possui cabaça, pode prepará-la em uma prensa francesa.
O chá costuma ser servido com açúcar queimado, suco de limão ou leite e pode ser completado com água quente várias vezes antes de usar folhas novas para fazer um novo lote.
Quer ter mais disposição para treinar em 2026? Confira as melhores dicas
Como realizar a lista de desejos para 2026? Entenda o segredo!
5 dicas de pratos leves e sem glúten para incluir no seu dia a dia
Qual a relação entre perda de peso rápida e dor nas costas?
Como preparar a lentilha para não dar gases?





